lançamento

Livro sobre queda do dirigível será lançado em Arraial do Cabo

Evento faz parte das comemorações dos 33 anos de instituto da Marinha

25 ABR 2017 • POR Gabriel Tinoco I Foto: Divulgação (Francyne Ribeiro) • 07h57

O livro ‘K-36 – O Zeppelin Que Caiu no Cabo’ (Sophia Editora, R$ 35) vai ser lançado nesta quinta-feira no Prédio Amazônia Azul, em frente ao Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, IEAPM, na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, às 17h. O evento faz parte da série de comemorações do aniversário de 33 anos do IEAPM.

O autor, Leandro Miranda, nascido e criado na cidade palco da queda do dirigível da 2ª Guerra, está ansioso.

– No primeiro lançamento de Cabo Frio, deu uma repercussão bem legal. Me perguntaram muito quando ia ser o lançamento em Arraial.

O dirigível norte-americano que se chocou com o morro da Ilha do Farol colocou Arraial no mapa da Segunda Guerra. O autor contatou a enteada do piloto Richard Widdicombe, Christy Charry, para abrir o baú de recordações do veterano de guerra e já pensa em complementar as infomrações publicadas na primeira edição.

O livro vem de anos de estudo e o lançamento terá a presença de uma das testemunhas que prestou depoimento: o senhor Darcy Franco.

– Vamos levar algumas pessoas que participaram do evento. Vamos levar o senhor Darcy Franco, por exemplo. Vamos levar mais pessoas para ter um bate-papo. Os artistas são eles. Eu apenas transcrevi o que eles passaram – conta, humildemente.

A história começa a ser escrita por causa de um alicate, repassado de geração em geração. O autor ouvia atenciosamente as histórias do avô sobre o alicate que ganhou por participar do resgate.

– Fui criado com meu avô contando as histórias do Zeppelin. Com o passar do tempo, ele faleceu e o alicate ficou com meu pai, que passou para mim. Certo dia, por curiosidade, fui buscar a marca do alicate. Encontrei um post do fabricante dizendo que, entre 1940 e 1945, fornecia inúmeras ferramentos ao Departamento de Defesa americano. Foi aí que descobri – revela.

Exemplares da obra podem ser encontrados na Livraria Nobel e na Papaletras Revistaria & Tabacaria, no Shopping Park Lagos, e no site da editora: www.sophiaeditora.com.br.

SERVIÇO: 

ONDE: Prédio Amazônia Azul, em frente ao Museu Oceanográfico
QUANDO: Quinta, 27 de abril, a partir das 17h.