protesto

Pescadores protestam na Marina dos Anjos, em Arraial do Cabo

Grupo alega que atual diretoria manobra regras de eleição de associação para continuar no poder

18 ABR 2017 • POR Redação | Foto: Gustavo Távora • 10h08

Um grupo de aproximadamente 150 pescadores protesta de forma pacífica na manhã desta terça-feira (18) em frente à Marina da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo. Os trabalhadores pressionam para que a atual diretoria da associação volte atrás de decisão tomada nesta segunda (17), último dia de inscrições das chapas para a eleição, que será realizada em 17 de maio. Segundo os pescadores, o advogado da entidade baixou decreto impedindo que os associados coloquem em dia as mensalidades a partir de agora. Pelo estatuto, os inadimplentes estão impedidos de votar, mas os manifestantes alegam que a decisão foi arbitrária.

–  O pescador que não está em dia tem que ser comunicado do desligamento durante uma assembleia, mas isso não aconteceu. Ele (advogado) tomou a atitude por si próprio. A manifestação é para rever isso aí. Que deem um prazo para acertar isso pelo menos até o dia 7, dez dias antes da eleição – cobrou um pescador, que se identificou apenas como Quito.

As confusões envolvendo as eleições para a Associação dos Pescadores de Arraial não são de hoje. A atual diretoria, por exemplo, só está no cargo por força de uma liminar obtida na Justiça. A oposição à atual gestão, que novamente inscreveu chapa, acusa a diretoria de ocupar o cargo irregulamente, uma vez que a primeira ata do pleito passado foi rasurada e a novo documento, não foi assinado pelo presidente da mesa. Entre as suspeitas levantadas pela oposição estão ainda suborno e falsificação de documentos.

A reportagem está tentando entrar em contato com representante da atual gestão para falar sobre o assunto. Outras informações a qualquer momento ou na edição impressa desta quarta-feira (19) da Folha dos Lagos.