Praia dos Anjos

Praia dos Anjos receberá Festival de Lula de Arraial pela primeira vez

No entanto, evento ainda não tem molusco para comercializar

5 ABR 2017 • POR Redação | Foto: Arquivo Folha • 09h52

Tradicionalmente realizado na Praia Grande, pela primeira vez o Festival da Lula, que acontece entre os dias 12 e 16 de abril, vai acontecer na Praia dos Anjos. A novidade, segundo o presidente da Associação de Pescadores, Quinzinho, foi um pedido da Associação de Hotéis e da Associação Comercial para que o calçadão da Orla da Praia Grande não fosse fechado.

– Vai ser bom na Praia dos Anjos também – garantiu Quinzinho.

Apesar de já confirmada, a 19ª edição ainda depende de um fator primordial: a própria lula. A pesca do molusco, que costuma aumentar nesta época do ano, ainda não engatou. O molusco anda sumido das águas de Arraial do Cabo. Em anos anteriores, a organização do evento chegou a recorrer à lula de fora da cidade – o que causou polêmica. Mas para este ano, Quinzinho garante que a lula comercializada no festival será a “do Cabo”.

– Já me pediram pra comprar lula, mas eu disse que não porque vai dar Lula no Cabo. Amanhã sai o vento sudoeste e entra o nordeste, que é bom para a pesca. São Pedro é pescador e vai ajudar a dar lula – brinca o pescador.

O sumiço da lula dos mares de Arraial é caracterizado como uma ‘falha’ normal pelo biólogo Eduardo Pimenta. Segundo ele, uma das causas podem ser mudanças oceanográficas comuns.

– Não é nada que seja relevante ou negativo para o Meio Ambiente. Essas mudanças oceanográficas são comuns, às vezes levam essas condições de ocorrências favoráveis para outro lugar. A sardinha também não apareceu por Cabo Frio, não tivemos nenhuma pesca significativa, que é característica desta época do ano. A sardinha apareceu lá pra Fernando de Noronha – explicou Pimenta.

E, com o sumiço do molusco pelas águas de Arraial, o preço da lula não anda nada saboroso por terras cabistas. O preço do quilo varia de R40 a R$50.

– É relativo dizer se é caro ou não. , isso depende da pescaria, se esta boa ou ruim para determinada espécie. O preço da Lula está salgadíssimo, muito cara mesmo. Mas existe uma razão, ela simplesmente não apareceu este ano. A pescaria de Lula esta “falhada” em todo litoral fluminense na época em que deveria ter muita, não tem nada, por isso o preço sobe. Chegamos a vender lula por R$ 3,00 o quilo ha uns anos atrás na mesma época – relembra o turismólogo Gustavo Távora.