Hemolagos

Hemolagos oferece vacina contra a febre amarela

Para evitar desabastecimento, banco de sangue vacinará os doadores a partir desta quinta (23)

22 MAR 2017 • POR Rodrigo Branco I Foto: Reprodução • 02h12

 Constantemente às voltas com o baixo estoque de bolsas de san­gue, o Hemolagos também en­trará na luta contra a febre ama­rela no Estado do Rio. Como os imunizados pela vacina que está sendo aplicada desde anteontem ficam inaptos para doação nas quatro semanas seguintes (pe­ríodo em que o vírus da doen­ça mesmo atenuado ainda pode estar no organismo), o banco de sangue resolveu estimular aque­les que querem contribuir sem prejudicar a campanha da Secre­taria Estadual de Saúde. A va­cinação no Hemolagos está prevista para começar nesta quinta-feira (23).

– Que fique bem claro que isso não é nenhum privilégio ou troca. Estamos convocando as pessoas a doarem antes de se vacinarem em função do desa­bastecimento. Vamos oferecer a vacina no Hemolagos para ficar confortável para o doador, que não vai ter que sair de lá e ir para outra unidade de Saúde – expli­ca o diretor do Hemolagos, Mar­celo Paes Paiva.

A princípio, no banco de san­gue receberá cem doses do Go­verno do Estado, mas dependen­do da demanda, essa quantidade pode aumentar. Apesar do He­molagos estar situado em Cabo Frio, moradores de cidades vi­zinhas e até turistas poderão ser imunizados no local.

– Só não vamos vacinar crian­ças. A partir de 16 anos é preci­so a autorização dos pais (para doação). No mais, é dos 18 aos 60 anos (idade máxima para va­cinação da febre amarela) – co­menta Paiva.

O Hemolagos fica na Rua Ba­rão do Rio Branco, 72, Passa­gem, em Cabo Frio (ao lado do Hospital Santa Izabel) e funciona para doações de segunda a sex­ta-feira, das 8 às 13 horas.