Cabo Frio

Cabo Frio e São Pedro sem previsão para o 13º salário

Em Cabo Frio, há casos de servidores que seguem ser receber o vencimento de agosto

20 DEZ 2016 • POR Rodrigo Branco I foto: Arquivo Folha • 00h48

 Milhares de funcionários pú­blicos não poderão contar com o tradicional reforço no orça­mento para as compras nata­linas. Pela legislação, hoje é o último dia para o pagamento do 13º salário, mas as prefeituras de Cabo Frio e São Pedro da Al­deia não vão quitar o compro­misso, tampouco têm previsão de fazê-lo.

No município cabofriense, por exemplo, há casos de ser­vidores que sequer chegaram a receber os vencimentos de agos­to. Em grave crise financeira e administrativa, a administração municipal possui dívidas com praticamente todos os segmen­tos do funcionalismo. Algumas do ano passado, inclusive, uma vez que duas parcelas da grati­ficação referentes a 2015 ainda estão pendentes.

A onze dias do fim da atual gestão, a insatisfação só cresce. Ontem, pelo terceiro dia útil con­secutivo, os guardas municipais fecharam a Ponte Feliciano So­dré para reivindicar o pagamento de novembro. O ato durou cerca de duas horas e, mais uma vez, causou transtornos ao trânsito.

No PAM de São Cristóvão, as consultas e o atendimento ambulatorial estão parados des­de a manhã de ontem por causa da paralisação dos funcionários. Apenas exames já marcados es­tão sendo realizados. Há meses sem receber, os servidores con­dicionam a volta ao batente à quitação dos atrasados.

Por sua vez, apesar de não estar no mesmo patamar de di­ficuldade da cidade vizinha, São Pedro teve problemas na área de Saúde este ano, quando o Pronto Socorro chegou a ficar fechado por falta de insumos básicos. Entretanto, o pagamento do fun­cionalismo está em dia. De todo modo, a Prefeitura não se pro­nunciou sobre o motivo do atra­so no pagamento da gratificação de fim de ano.

Em nota enviada após o fechamento da edição impressa, a Prefeitura de Cabo Frio informou que está finalizando a folha salarial. As equipes municipais da Secretaria de Fazenda estão reunidas nesta manhã de segunda - feira (19), estabelecendo um cronograma para pagamento, fechando a Folha Salarial do mês de Setembro, sem preferenciar qualquer categoria. 

O texto diz ainda que a quitação dos salários será feita de acordo com a chegada de receitas, pois não há saldo para efetuar pagamento de pessoal em apenas uma vez e que a Prefeitura de Cabo Frio trabalha empenhada na resolução dos salários do funcionalismo público.

Outro lado da moeda: Arraial e Búzios

Na região, os servidores muni­cipais de Arraial do Cabo e Búzios tiveram melhor sorte, uma vez que nas duas cidades a primeira par­cela do 13º salário já foi paga e o depósito da segunda está previsto para hoje. O secretário de Fazenda cabista, Antônio Carlos Félix, co­mentou que há uma pequena pos­sibilidade do pagamento ser feito até amanhã, mas que a Prefeitura não pretende deixar qualquer pen­dência salarial para a gestão de Renatinho Vianna (PRB). Somen­te com a segunda metade da grati­ficação de Natal sairão dos cofres municipais cerca de R$ 2 milhões.

– Temos dificuldades, mas o prefeito Tequinho procurou fazer reduções na folha para que possa­mos terminar o ano bem encami­nhados. Ainda estou esperando al­gumas receitas se concretizarem, mas com o salário de dezembro não vai ter problema – comentou Toninho, como é conhecido.

No balneário, o cenário é pare­cido. De acordo com a assessoria de Comunicação da Prefeitura bu­ziana, “foi priorizado o pagamen­to dos funcionários” e não houve problemas salariais este ano.