marcio

Márcio Galo: "vamos mostrar que a bagunça acabou"

Secretário de Segurança de Arraial planeja alta temporada

17 DEZ 2016 • POR Rodrigo Branco • 12h33

Em Arraial do Cabo, a partir de 2017, a secretaria de Ordem Pública passará a se chamar de Segurança Pública, mas no que depender do futuro titular da pasta, o primeiro sargento da PM Márcio Veiga de Oliveira, o Márcio Galo, de 44 anos, a mudança não se restringirá ao nome do setor. Para ele, o maior desafio da gestão de Renatinho Vianna (PRB) na área será arru­mar a casa.

– Vamos fazer um choque de ordem. Vou precisar de três meses para mostrar a quem fre­quenta a cidade que as coisas mudaram, a bagunça acabou e Arraial vai voltar a sorrir – dis­se Galo.

A poucos dias da alta tem­porada, o futuro secretário de­monstra preocupação com o trânsito da cidade, que recebe em torno de 10 mil carros nesta época. Para minimizar o impacto nas estreitas ruas, Márcio Galo pretende botar em prática uma ideia engavetada há anos: a cria­ção de um ‘bolsão’ de estaciona­mento na entrada da cidade. Na semana do Carnaval, por meio de decreto municipal, o acesso de carros será restrito e apenas veículos públicos, de moradores e da rede hoteleira previamente cadastrados poderão entrar no perímetro urbano.

– Nosso calcanhar de Aquiles é o trânsito. Com a instalação desse bolsão pretendemos redu­zir de 30% a 40% do impacto. Ele será instalado no terreno da Rebeche com apoio da iniciati­va privada. De lá sairão coleti­vos, ônibus e vans. Uma firma já alugou o terreno e o espaço vai começar a funcionar em 1º de janeiro – disse.

Apenas para este verão, o es­tádio Barcelão, no Centro, tam­bém será usado como local de parada para carros que antes se­guiriam para a Praia dos Anjos, de onde saem os barcos de pas­seio. Aliás, essa última atividade também merecerá cuidados, por causa da ação abusiva dos ven­dedores que abordam os clientes no meio da rua. A prática seria coibida com a implantação de lei do Bilhete Único, derrubada anteontem, mas a falta de dis­cussão com os donos de embar­cação enterrou a iniciativa.

– Antes de tudo, como gestor de Segurança, sou favorável ao Bilhete Único. É assim em todo lugar que explora o Turismo. Vamos destinar um espaço para essas pessoas trabalharem sem atrapalhar o trânsito. Quem ul­trapassar esse espaço será leva­do para a delegacia – afirmou.

Outro ponto que preocupa Galo é a entrada indiscriminada de ônibus de turismo clandesti­nos na cidade. Para resolver a questão, ele prometeu aumentar a fiscalização no pórtico de en­trada com homens da Guarda Municipal e da Postura Munici­pal a partir das 6 horas da ma­nhã. Apenas veículos cadastra­dos poderão passar pela barreira. Isopores, engradados e churras­queiras serão apreendidas.

Nas praias, o trabalho dos ambulantes também será alvo de atenção redobrada. As licenças serão revistas por conta de casos de duplicidade e falsificação. Em locais como a Praia do Pon­tal e a Praia do Forno, haverá apoio de guarda-parques do Par­que Costa do Sol e guardas-am­bientais da própria secretaria, respectivamente. Já nas ruas, a ação dos flanelinhas será coibida por controladores da Esac e nos distritos de Monte Alto e Figuei­ra, o compromisso é que o mes­mo planejamento da área central será colocado em prática. Tudo para que a mudança na gestão não signifique apenas a troca de nome em uma placa.

– Como cidadão eu digo que a cidade está largada. Há uma verdadeira desordem pública em que hoje pode tudo – frisa.