MPF

Barqueiros de Arraial protestam na Marina contra aprovação do Bilhete Único

Trabalhadores recorrerão ao Ministério Público Federal contra decisão dos vereadores

7 DEZ 2016 • POR Redação | Foto: Ângelo de Macedo Alves • 10h55

O clima esquentou na manhã desta quarta-feira (7) na Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo. Um grupo de aproximadamente 35 donos de barcos esteve no local para protestar contra a aprovação na Câmara Municipal do projeto de lei que implanta o Bilhete Único para cobrança dos passeios marítimos na costa cabista.

Os ânimos se acirraram e alguns mais exaltados chegaram a insinuar que promeveriam um quebra-quebra, mas não foram registrados incidentes. Também houve ameaça de forçar a entrada de passageiros sem o pagamento da taxa de embarque, o que não se concretizou.  O principal motivo da revolta dos barqueiros é o fato da matéria ter sido colocada em votação de surpresa na sessão desta terça (5), sem qualquer discussão prévia ou audiência pública. O tempo de concessão do serviço é de 25 anos, mas o valor do contrato não foi divulgado. 

– Nosso advogado já se prontificou e vamos denunciar essa situação direto ao Ministério Público Federal. Isso foi doado. Nem licitação houve – critica o diretor da Associação dos Barqueiros Tradicionais da Praia dos Anjos, Ângelo de Macedo Alves, o 'Shogun'. 

O vereador Ayron Freixo (PRB), que votou contrário ao projeto de lei, disse que a bancada oposicionista também recorrerá à Justiça para anular a sessão.

– Não passou por nenhuma comissão da Casa e foi colocado de última hora na pauta. Isso a menos de dez dias do recesso legislativo – comentou Ayron, que preside a Comissão de Finanças e Orçamento.

(*) Leia matéria completa na edição desta quinta-feira da Folha dos Lagos.