Desafio Solar

Morre homem que passou mal durante prova náutica em Búzios

Francisco Ferreira Rocha tinha 62 anos e chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu

7 DEZ 2016 • POR Redação | Foto: Eduardo Valente (Folha de Búzios) • 09h32

Não resistiu a um mal súbito o capitão da Marinha Francisco Ferreira Condé Rocha, de 62 anos, que participava da etapa de Búzios do Desafio Solar Brasil, na tarde desta terça-feira (6). O militar sentiu-se mal enquanto participava do teste de aptidão física dos pilotos. Segundo a organização da prova, ele afirmou estar com dor nas costas e câimbras ao sair da água. Francisco chegou a ser levado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Municipal Rodolpho Perissé, mas morreu antes de chegar à unidade.

Em nota, organização informou que o teste de aptidão consiste na pesagem dos pilotos e natação em uma raia de 50 metros de comprimento, estilo livre. De acordo com o texto, o competidor já havia participado em outras edições do evento. Por fim, os organizadores afirmaram que estão prestando todo o auxílio necessário aos familiares e equipe do participante.

O Desafio Solar é uma competição de barcos movidos a energia solar promovido pela UFRJ, por meio do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, em conjunto com o Lafae – Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ e a engenharia mecânica da UFRJ/Macaé. Participam da etapa no balneário 250 atletas. O evento está sendo realizado com parcerias estadual e municipal. 

A etapa buziana do Desafio está prevista até o próximo dia 11, contudo as provas desta terça (6) foram suspensas por causa da morte de Francisco.