esgoto

Em Arraial do Cabo despejo irregular de esgoto gera indignação

Empresa de saneamento nega ter jogado dejetos na Praia do Pontal

3 DEZ 2016 • POR • 11h22

RODRIGO BRANCO

 

A imagem de um caminhão jogando esgoto in natura dentro em um canal próximo à Praia do Pontal, nos acessos de Arraial do Cabo, provocou a revolta de moradores nas redes sociais nos últimos dias. De acordo com a testemunha que divulgou as fotos na internet, o veículo pertenceria à Empresa de Saneamento de Arraial do Cabo (Esac), mas a Prefeitura nega o fato.

Em nota enviada à reportagem, o presidente da autarquia, César Barreto, disse que o caminhão pertence a uma empresa particular que presta serviços à comunidade. Embora a Prolagos tenha assumido o saneamento básico no município há alguns meses, a Esac segue na ativa.

Se no campo virtual, o despejo irregular de dejetos no meio ambiente repercutiu bastante nas últimas 48 horas, o Instituto Estadual do Ambiente afirmou que não foi protocolada qualquer denúncia sobre o fato. Apesar disso, segundo a superintendente regional do Inea, Márcia Simões, o assunto é grave e o órgão investigará para saber se há vestígios de contaminação.

– Como não é uma ação em flagrante, temos que verificar se há vestígios no local. Se aconteceu há poucos dias certamente terá. Mas as pessoas tem que passar a formalizar as denúncias, pois trabalhamos com denúncias formais e também com fotos, com a placa do veículo. Caso seja constatado de quem foi a responsabilidade, a empresa será notificada – explica.

Por outro lado, a superintendente disse que, pelo menos, o esgoto lançado no local não incide sobre a Lagoa de Araruama, uma vez que há uma barreira física que impede que a água contaminada desemboque no local. Para fazer denúncias, a pessoa pode recorrer à Ouvidoria do Inea ou a uma das superintendências do órgão nas cidades.

Lagoa mais limpa – Próximo à alta temporada, uma boa notícia diz respeito à qualidade das águas da Lagoa de Araruama, muito procurada no verão. Segundo a superintendente do Inea, Márcia Simões, a balneabilidade melhorou significativamente nos últimos meses.

– Isso aconteceu porque foi feito o desassoreamento na área de São Pedro. Iguaba Grande ficou à frente da obra que recebeu recursos da Caixa Econômica. Além disso, a situação melhorou depois que a Prolagos assumiu o esgoto em Arraial, com a contribuição da estação de tratamento da Rebeche – analisa.