qualidades

Dez motivos para amar Cabo Frio apesar da crise

No aniversário da cidade, uma série de depoimentos sobre qualidades do município

14 NOV 2016 • POR • 10h51

Apesar do cenário catastrófico em que Cabo Frio se encontra, ainda há motivos para amar a cidade. Quem disse isso foram os próprios moradores que, para presentear a terra natal no dia do aniversário, elegeram as melhores qualidades do município.

Belezas naturais – Josemário dos Santos, 38, taxista: “O melhor da cidade é a beleza natural. Cabo Frio é um caribe brasileiro. As nossas praias são lindas, com águas cristalinas. Nossas paisagens encantam qualquer turista. Nasci em Salvador, que também é uma cidade muito bonita, mas aqui não tem comparação”

Hospitalidade – Deílson Passos Santos, 48, taxista: “Há uma hospitalidade muito boa aqui. Sou do Rio, mas parece que nasci em Cabo Frio. Morei na capital carioca por mais de 40 anos e moro há apenas seis anos em Cabo Frio. As pessoas daqui são muito acolhedoras”

Recursos – Itamar Evangelista, 42, garçom: “Cabo Frio é cheia de recursos. Aqui tem praticamente tudo. Quem mora no centro da cidade, poderá ter perto mercado, farmácia, hospital, shopping. Nada falta aqui”

Pesca – Manoel Pedro Lima, 64, aposentado: “As praias são bem legais para a atividade pesqueira. Na pesca, acabo fazendo muitos amigos e o ambiente é propício a isso”

Points – Sandra Tinoco, 51, professora: “Os lugares para sair são muito bons. Além das praias, tem o shopping, bares no Centro, na Passagem e na Nilo Peçanha. O entorno dos bares é muito agradável e isso favorece o clima.

Clima – Josefina Lima, 77, aposentada: “Cabo Frio tem um clima agradabilíssimo. Quase não chove na cidade. Isso é uma característica que gosto muito. Além disso, há um vento agradável no verão. No Rio de Janeiro, por exemplo, faz um calor insuportável”

Qualidade de vida – Tim Oliveira, 43, corretor de imóveis: “Temos todos os aspectos para uma boa qualidade de vida. Em Cabo Frio, há tranqüilidade, segurança, clima bom, acessibilidade... A pessoa que mora fora escolhe uma época do ano para passear. Aqui nós passeamos o ano inteiro. Estamos num paraíso”

Tranquilidade – Luis Carlos Figueiredo, 33, aposentado: “Morei 33 anos em Brasília e posso dizer: não tem lugar melhor para passar a velhice do que Cabo Frio. Há muita tranqüilidade. Falo pelos 16 anos em que moro aqui”

Pontos turísticos – Jacyr Ramalho, 51, vigia: “Além das praias maravilhosas, há lugares muito bons para ficar. Os pontos turísticos são muito bons. Só precisam ser mais preservados. O Morro da Guia, por exemplo, é um lugar maravilhoso”