eleições

Tudo pronto para as eleições

Cartórios do TRE providenciam últimos detalhes para votação; urnas já estão nos municípios

29 SET 2016 • POR • 18h29

No que diz respeito ao planejamento e a organização, as eleições municipais de 2016 têm tudo para ser um sucesso. A 48 horas do que promete ser uma das disputas mais acirradas dos últimos anos, o clima nas sedes locais do TRE é de muito trabalho, mas também de tranquilidade.

De acordo com os funcionários dos cartórios eleitorais, está praticamente tudo pronto, restam apenas poucos detalhes para a votação de domingo. Mesmo em Cabo Frio, onde os 146.434 eleitores aptos a votar estão divididos em duas zonas eleitorais (96ª e 256ª), são poucas pendências até o dia do pleito.

– Não temos nada pendente. Tudo vai ocorrer dentro da normalidade. As urnas já estão no município guardadas em segurança pela Polícia Militar. Teremos urnas para cada uma das 205 seções, além das extras no caso de alguma delas dar defeito – disse Eduardo Gonçalves, da 96ª Zona Eleitoral, que responde pelos bairros mais próximos do centro da cidade.

Os bairros da periferia e do segundo distrito são atendidos pela 256ª Zona Eleitoral, responsável por praticamente a metade do eleitorado cabofriense. Segundo Priscila Loyola, chefe do cartório, o TRE estará atento não apenas à fiscalização da ‘boca de urna’, mas a outras infrações eleitorais, como compra de votos. A Polícia Militar dará o apoio operacional.

– Quanto aos preparativos, não temos preocupação nenhuma. Já encerramos tudo. Agora, qualquer ilícito vai ser coibido. Mas não vamos ter prioridade de combate a uma ou outra ação  – explica Priscila.

Para Tamoios, Unamar e a região do grande Jardim Esperança foram destinadas 220 urnas, sendo 20 (10% do total) delas sobressalentes, para substituição em caso de defeito.

Já em Arraial do Cabo, uma das prioridades é a distribuição do material para os mesários. Ao todo, serão 12 locais de votação, para as quais serão levadas 83 urnas. Outras 11 ficarão de reserva.

– Está tudo pronto. Todo nosso esquema está montado. Os locais de votação já foram avisados e amanhã (hoje) distribuiremos o material para os mesários – afirmou Ana Lídia, que atua no cartório da 146ª Zona Eleitoral, na Praia dos Anjos.

*Confira a matéria completa na edição desta sexta-feira da Folha dos Lagos