lixo

Com suspensão da coleta, cabofrienses questionam destino do lixo na cidade

Prefeito anunciou que serviço foi interrompido por não ter como pagar empresas

26 AGO 2016 • POR Texto e foto: Gabriel Tinoco • 09h20

As reclamações ecoam por toda Cabo Frio: o lixo está espalhado pelas ruas. Para piorar a situação, o prefeito Alair Corrêa (PP) comunicou que a empresa responsável pela coleta do lixo caseiro e hospitalar suspendeu os serviços por falta de pagamento – o que ocorre, segundo Alair, devido ao bloqueio judicial nas contas da Prefeitura.

Moradores estão preocupados com o risco de doenças e ressaltam que o cenário só piora nos bairros periféricos.

Ontem pela manhã, a reportagem andou por alguns bairros da cidade, mas não encontrou nenhum coletor nas ruas. Já lixo tem de sobra. O diretor da Comsercaf, Alexandre Sant’Anna, afirmou que o trabalho seria regularizado.

– Os servidores estarão nas ruas recolhendo o lixo caseiro. Tudo será regularizado amanhã (hoje) – comentou, à Folha.

O taxista Luiz Aurélio, 60, roda por toda a cidade e vê os bairros em que a situação está mais precária.

– Coleta de lixo? O que que é isso? Não existe isso aqui. Trabalho dirigindo pela cidade e vejo lixo por toda a parte. Moro na Rua Padre Nunes, no Recanto das Dunas, e ontem não passou um caminhão para recolher o lixo. O Peró também está uma imundície. No Centro, a situação ainda dá para aturar. Mas nos bairros adjascentes está uma vergonha. Os moradores se sentem abandonados – critica.

O também taxista Luís Marcos Damasceno, 48, observa o lixo tomar o lugar das crianças na praça do bairro Cajueiro.

– A praça do Cajueiro está tomada pelo lixo. As crianças nem podem mais brincar por lá por causa das doenças. Rodo pela cidade toda e não vejo o caminhão do lixo passando. Tenho até procurado, mas não acho – conta.

De acordo com o zelador Aldo Paulino, 40, uma cidade turística não pode ter uma aparência suja como a de Cabo Frio.

– No meu prédio, por coincidência, o caminhão até passa. Mas ouço zeladores dos outros prédios reclamarem que a coleta não passa. Cabo Frio está com uma aparência horrível. Já foi uma cidade limpa. E olha que a situação está melhor aqui no Centro, no Braga... Nos outros bairros o lixo invade as ruas – comenta o zelador.

Alair anuncia na internet que coleta foi normalizada com desbloqueio das contas

Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Alair Corrêa anunciou no Facebook, que com o desbloqueio das contas da Prefeitura pela Justiça, a coleta de lixo na cidade foi normalizada após o pagamento das firmas terceirizadas. Leia abaixo a postagem na íntegra:

"Comunicamos que a coleta do lixo já voltou ao normal desde ontem, quando a justiça liberou o dinheiro e a prefeitura pagou as empresas responsáveis. Com o bloqueio das contas solicitado pelos sindicatos para pagamento apenas dos funcionários, a prefeitura ficou sem poder pagar as demais contas a não ser quando analisadas e autorizadas por um juiz, a demora na análise pela justiça e a liberação do dinheiro foi a razão da suspensão da coleta pela empresa, considerando que tínhamos o dinheiro para pagar a fatura. Bom, a coleta está normalizada ! Bom dia"

Matéria atualizada em 26/8 às 12:43h.

(*) Leia a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira.