senhora

Senhora espera quase dois meses para fazer cirurgia

Rita Souza Lino está internada desde junho em São Pedro por causa de fratura no fêmur

19 AGO 2016 • POR Gabriel Tinoco • 08h49

O drama de Rita de Souza Lino, 89, aumenta a cada dia que passa. A senhora está internada no Pronto Socorro de São Pedro da Aldeia, no Morro dos Milagres, desde o último dia seis de junho e aguarda transferência para o Hospital Regional de Araruama. A paciente precisa de uma cirurgia no fêmur por causa de uma fratura transtrocanteriana – e o quadro clínico só piora a cada dia que passa. 

O problema começou com uma caminhada no centro de São Pedro – Rita tropeçou e fraturou o fêmur. A sobrinha Lucilene Souza da Silva, 44, não aguenta mais ver o sofrimento da tia. A autônoma já procurou a imprensa e o governo, mas nenhuma medida foi tomada até então. 

– A minha tia está na central de regularização e está com tudo ok para operar. Mas estão colocando pessoas na frente dela. Eu vi pessoas com apenas 28 dias no hospital serem liberadas para fazer a cirurgia. Enquanto isso, ela, com muito mais tempo, continua esperando uma vaga. Minha tia está deprimida e debilitada porque não aguenta mais esperar – reclamou Lucilene. 

Lucilene ressalta que a demora prejudica o estado físico e psicológico da tia.

– Quanto mais demora para ser liberada, a situação dela piora. Minha tia está deprimida e também mais fraca. Há, ainda, o risco de uma ferida abrir no corpo dela, porque está há muito tempo deitada. Além disso, ela pode ficar com a perna atrofiada. Os médicos não falam isso, mas eles já perceberam que ela está bem para baixo. É um absurdo – critica a sobrinha. 

A Folha dos Lagos tentou entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, mas, até ao fechamento desta edição, não obteve sucesso.