tocha

Sete são detidos após protestos na Praça Porto Rocha

Jovens já estão na delegacia de Cabo Frio prestando depoimento

1 AGO 2016 • POR • 21h48

Sete pessoas foram detidas após os protestos da Praça Porto Rocha, na passagem da tocha pelo centro de Cabo Frio, na noite desta segunda-feira (1º). Eles estão, neste momento, prestando depoimento na 126ª DP (Cabo Frio) e podem ser enquadrados por desacato à autoridade. Na delegacia, alguns policiais chegaram a afirmar que levaram pedradas dos manifestantes, que, por sua vez, dizem que foram agredidos pelos policiais.

Segundo o capitão Gustavo Lopes, os jovens estavam fazendo uma manifestação com faixas e bloqueando a via em frente à igreja. A polícia chegou e iniciou-se uma negociação: eles só poderiam realizar o protesto até a chegada do comboio olímpico. No entanto, ainda de acordo com o capitão, quando o comboio aproximou-se, os manifestantes começaram a incitar a população a xingar os policiais e a coisa teria descambado para a violência. "Eles deram golpes de karatê, de capoeira", relatou o PM.

A maioria dos detidos faz parte do movimento anarcopunk, que reivindicava melhorias para a população e protestava contra a passagem da tocha olímpica pela cidade, que um deles classificou como "idiotice" e "pão e circo".

* A cobertura completa da passagem da tocha está na edição desta terça-feira (2) da Folha dos Lagos