entulho

Moradores do Jardim Excelsior fazem vaquinha para retirar entulho de rua

Vizinhança da Rua Bela Vista diz que Prefeitura não recolhe material desde janeiro

15 JUL 2016 • POR Rodrigo Branco • 10h32

Em uma rua do Jardim Excelsior, em Cabo Frio, de bonita visão há apenas o nome. Na Rua Bela Vista, a cena impressiona. Restos de obra, galhos de árvore e sacos de lixo já formam uma montanha de cerca de dois metros de altura que toma a calçada e parte da rua por uma extensão de dez metros de comprimento.

Cansados de esperar pela ação da Prefeitura, que desde janeiro não recolhe o entulho no local, moradores resolveram unir forças e fazer uma ‘vaquinha’ para que os resíduos sejam retirados por uma empresa particular, que cobrou R$ 750 pelo serviço. O organizador da lista é o comerciante Marco Aurélio Almeida, que afirma que o acúmulo de lixo já traz problemas sanitários.

– Estamos correndo a listinha por causa do descaso da Prefeitura e dos órgãos públicos. Devido ao acúmulo de lixo, está dando ratos e baratas. Em frente tem uma clínica que trabalha com idosos e também passa muita criança por aqui. O único jeito que nós vimos foi fazer uma vaquinha para retirarem o lixo – explica o comerciante, conhecido como Markinho da Água.

De acordo com ele, até o momento em que a reportagem esteve no local, apenas oito das mais de 20 casas da rua tinha contribuído até então. Apesar da maioria das doações ser de R$ 50, Markinho afirma quer não há uma quantia previamente estabelecida. A consciência e a paciência de cada um é o que define o valor.

(*) Confira a matéria na íntegra na edição impressa desta sexta-feira da Folha dos Lagos