Secretaria do Ambiente de Cabo Frio faz retirada de árvores exóticas
Espécies como amendoeira e casuarina ameaçam vegetação nativa
A Prefeitura de Cabo Frio cortou árvores exóticas durante a semana para colaborar com o crescimento de outras espécies. A Secretaria de Meio Ambiente arrancou nove amendoeiras e uma casuarina na cidade. O governo também plantou algumas mudas em calçadas no bairro São Bento.
Foram arrancadas árvores na Praia do Forte, no São Bento, na Ilha do Japonês e nas Palmeiras. Jailton Nogueira, secretário de Meio Ambiente, lembra dos perigos que essas árvores podem oferecer à vegetação ao redor.
– É um exercício de visão. Imagina uma praia e tem uma amendoeira que cresce. Ela destoa. Não cresce mais nenhuma árvore, porque a amendoeira destoa de uma paisagem de restinga. É essencial tirar as árvores exóticas, porque elas começam a ocupar as áreas de restinga. Fazemos trabalho de erradicação de algumas árvores exóticas nas orlas de Cabo Frio – explica Jailton Nogueira.
O secretário aproveita para lembrar que dezenas de mudas são plantadas cotidianamente em Cabo Frio.
– Também trabalhamos para a arborização da cidade. Semanalmente, plantamos 30 mudas de 1,50m a 1,80m em vários pontos da cidade: vias urbanas, áreas de reflorestação – finaliza o secretário de Meio Ambiente.
A Prefeitura de Cabo Frio, em ação conjunta com a Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), fez o plantio de árvores frutíferas em inúmeros bairros em junho.
Neste mês, foram plantadas árvores no Novo Portinho e também no centro da cidade. Além disso, foram feitas campanhas de educação para crianças respeitarem a natureza durante as ações.