bombeiros

Bombeiros retomam buscas a mergulhador desaparecido em Búzios

Mar alto e distância da costa são maiores dificuldades, segundo comandante

28 JUN 2016 • POR Redação • 10h41

O Corpo de Bombeiros retomou na manhã desta terça (28) as buscas pelo mergulhador Olímpio José, desaparecido desde a manhã de domingo, quando saiu para o mar com três amigos.

O segundo dia de buscas foi encerrado no fimda tarde desta segunda (27), por conta das condições de luminosidade e pela distância da costa (seis milhas ou 9,6 Km). Uma lancha com dez militares vindos do Rio percorreu as imediações da Ilha da Âncora, local onde Olímpio sumiu depois de mergulhar.

Segundo o comandante do 18º Grupamento Bombeiro Militar, tenente-coronel Leonardo Couri, a maior dificuldade nas buscas não é a agitação do mar e sim a visibilidade. Ele disse ainda que a maré alta está dificultando o trabalho nesta terça.

– Fizemos um pente fino e rodamos até o final da ilha. Quando escureceu tivemos que voltar porque a viagem é longa. Dura uns 40 minutos. O mar até que não estava agitado, mas a dificuldade é a profundidade, pois temos uma margem de visibilidade de oito metros – diz.

Com o passar do tempo e as dificuldades aumentando, Couri acredita que o sucesso da operação depende das condições do mar. Além da equipe vinda da capital, o comandante afirmou que estão sendo usados equipamentos para tentar localizar o mergulhador, que é de Rio dos Ostras.

Segundo testemunhas, ele teria mergulhado atrás de um peixe e depois de subir duas vezes à superfície para tomar ar, fez nova tentativa, mas desta vez sem retornar.