onibus

Ônibus que saem de São Cristóvão não entrarão mais no Centro de Cabo Frio

22 JUN 2016 • POR • 10h55

Os ônibus que saem da Praça de São Cristóvão, na Avenida Lecy Gomes da Costa, em Cabo Frio, não entrarão mais no centro da cidade. O ponto que fica em frente ao Largo Santo Antônio, no Itajuru, só servirá para os veículos que chegarem à Avenida do Contorno – o restante subirá a Ponte Feliciano Sodré. 
O ônibus que sai da Rodoviária e segue em direção ao Parque Eldorado III também subirá a ponte diretamente.
A mudança gerou reclamação dos passageiros que precisarão chegar mais para chegar ao Centro. O coordenador de Transporte, Victor Moreira, justificou a alteração com a segurança e a melhora do trânsito no bairro.
O coordenador pretende ainda instalar um ponto em frente à loja El Shaday, na subida do Largo Santo Antônio para a Ponte Feliciano Sodré. Com isso, todos os ônibus que subissem a ponte passariam pelo local. Victor pretende acabar com o estacionamento em frente às lojas por considerá-lo “de pouca rotatividade”. Ele ainda colocará placas e sinalizará a rua.
A mudança acabaria com o ponto que fica na calçada do Canal do Itajuru, que atualmente serve para os ônibus que sobem a ponte. 
Uma das motivações da mudança é o recorrente número de acidentes em frente ao ponto. No último, uma mulher morreu atropelada por um ônibus ônibus no dia 4 do mês passado. 
Com a mudança, 70 ônibus de 14 linhas deixam de circular pelo centro. Estudo logístico da Coordenadoria de Transporte informou que cada veículo fazia uma volta completa em 17 minutos na baixa temporada – nas férias, devido ao trânsito, o número aumenta para meia hora.   
– Fizemos um reordenamento das vias municipais e intermunicipais. Todos os carros que vinham da Praça de São Cristóvão entravam no Centro. E isso criava um nó no trânsito. São 70 carros que deixam de entrar no centro da cidade. Além disso, os 20 ônibus que seguiam em direção à Avenida do Contorno entravam no Centro. A medida melhorou a qualidade do serviço do transporte e a mobilidade urbana. Também estão acontecendo muitos acidentes – explica.
Victor Moreira ainda afirmou que, atualmente, dois agentes e dois controladores de trânsito atuam no local.