Dia da Música

Dia da Música será comemorado em Cabo Frio com shows gratuitos

'Guerrafest' acontece na Praça da Cidadania neste sábado (18)

16 JUN 2016 • POR • 11h45

O Festival Dia da Música levará shows a todo o Brasil neste fim de semana. E Cabo Frio não ficará de fora. Neste sábado, a cidade recebe programação com shows gratuitos na Praça da Cidadania, em frente ao Teatro Municipal. O evento nomeado como ‘Guerrafest’ está marcado para começar às 20h.

A primeira apresentação será dos niteroienses da banda Alfaiate Franz. O duo brasileiro mistura rock com MPB, além de flertar com o Post Punk.

A banda é formada por Tiago Barros e Bruno Machado, com as participações de Vitor Chaves e Sidney Simplício. Na maioria das letras, a banda toca na importância da música no convívio social e nas coisas ruins do mundo.

Para fechar a noite, a Christiano Guerra Band irá se apresentar a partir das 21h. O trio de blues rock é liderado pelo guitarrista e vocalista Christiano Guerra. O grupo tem quatro discos gravados e participações em eventos como o renomado Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras. Outra característica da banda é fazer ensaios abertos em espaços públicos.

Esta será a segunda edição do Festival Dia da Música. O objetivo do evento é promover a música autoral e o circuito de música independente no Brasil. Ao todo serão 130 palcos em 27 cidades, com mais de 200 shows.

O festival foi inspirado pela Fête de la Musique, que surgiu na França há mais de três décadas e está presente em mais de 700 cidades, espalhadas por todo o mundo. O Dia da Música estimula o circuito independente no Brasil.

Logo na primeira edição, o festival contou com dezenas de palcos e shows de mais de 100 artistas de destaque na nova música brasileira como Ava Rocha, Rico Dalasam, Psilosamples, Mahmed, Lê Almeida, O Terno, Omulu, Carne Doce, Negro Leo, E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante, Quarto Negro e André Whoong, dentre outros.

Mart recebe aulas de canto

A programação do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), no Convento Nossa Senhora dos Anjos será aberta este mês na próxima quinta-feira, com a Oficina Livre de Choro, com o Maestro Angelo Budega. Haverá aulas de canto e ensinamentos de diversos instrumentos. A oficina acontecerá das 16 às 18h.

Além disso, tem apresentações das danças circulares em toda segunda-feira e o ensaio do Coral despertar às terças e sextas, entre 15h e 17h.

E a Feira do Convento chega no dia 25 de junho, das 15h às 19 h, com novos produtores trazendo o melhor da roça para a mesa cabofriense, em clima de festa junina, muitas bandeirinhas, comidas típicas e música. O Grupo Griot vai animar a festa com danças e quadrilhas.

A Rede Rio de Astronomia (Astrocf) inicia o projeto Astronomia no Museu trazendo as informações sobre os astros e o cultivo da terra. Vários instrumentos estarão em exposição no MART para capturar o seu interesse pela ciência astronômica.

Os veículos do Clube de Veículos Antigos de Cabo Frio também estarão em exposição nos jardins do museu.

Nas exposições temporárias, continua a mostra “Já Silva, o Inventor de Instrumentos” com a arte deste artista paraibano, Luthier de profissão, formado nas cordas de inúmeras violas e outras caixas de percussão.

E para fechar o mês, no dia 30, mais apresentações embalaram o Convento de Nossa Senhora dos Anjos. Os convidados serão os artistas locais Sarah Dhy e Junior Carriço, com um grande repertório de música popular brasileira, a partir das 19h.