dengue

Casos de dengue preocupam em Arraial

​ Secretaria de Saúde registra mais de 700 casos no município neste ano

10 MAI 2016 • POR Gabriel Tinoco • 11h31

Foram registrados 757 casos de dengue, neste ano, em Arraial do Cabo, segundo os novos dados revelados pela Secretaria de Saúde na manhã de ontem. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, não há registros de pacientes internados com zika ou chikungunya no município. Também não houve nenhum bebê com microcefalia.

O grande número preocupa as autoridades em Arraial do Cabo. A Secretaria de Saúde emitiu nota dizendo que: “mesmo sendo considerados números dentro da normalidade – comparados à quantidade de casos no estado e no país –, o Governo Municipal considera os dados preocupantes. Esses números oneram a saúde e sobrecarregam os profissionais, além de deixar parte da população doente. Temos trabalhado para erradicar ou reduzir os números”.

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por sua vez, não conseguiu recolher os dados por uma falha geral no sistema que perdurou durante todo o dia de ontem. Já a Secretaria de Comunicação de São Pedro da Aldeia antecipou à Folha que os dados ficarão prontos nesta manhã.
No início do ano passado, o município de Arraial do Cabo teve uma ‘onda’ de casos de dengue nos três primeiros meses do ano – bem parecida com esta, por sinal. Na ocasião, foram atendidos 581 pacientes com a doença no período.

No entanto, especialistas informaram que os dados podem ter sido distorcidos por conta da grande incidência da zika e da chikungunya, que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Na fase inicial, os sintomas são muito semelhantes e podem apresentar dificuldades ao diagnóstico para os registros.

Arraial segue a mesma tendência do Estado do Rio de Janeiro, onde a dengue se multiplica neste ano. Para se ter uma ideia, até abril de 2016, já foi registrado o dobro de casos em relação ao mesmo período do ano passado.

Arraial recebe último lote de vacinas contra a H1N1

O Governo do Estado, através do Programa Nacional de Imunização disponibilizou para o município de Arraial do Cabo o último lote de vacinas contra a gripe H1N1: são 2.700 doses da vacina, que somadas às dos lotes anteriores totalizam 7.300 doses.

A Coordenação Municipal de Imunização organizou a vacinação da seguinte forma: nesta segunda (9), foram vacinados os pacientes acamados; já hoje será a vez dos idosos acima de 60 anos. Amanhã serão vacinadas as crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade e, já na quinta-feira, receberão a vacina os trabalhadores da saúde e pacientes portadores de doenças crônicas. Para estes, será necessário apresentar a prescrição médica.

A vacinação acontecerá nas oito Unidades Básicas de Saúde do município. Desta vez não haverá vacinação no ambulatório do Hospital Geral.

ONDE FICAM:
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Unidade de Saúde da Família - Morro da Cabocla
Unidade de Saúde da Família - Sabiá
Unidade de Saúde da Família Hermes Barcelos – Sítio
Unidade de Saúde da Família Juarez Félix Cardoso – Morro da Cabocla
Unidade de Saúde da Família-
Monte Alto
Unidade de Saúde da Família da Prainha
Unidade de Saúde da Família Tereza Vieira Franciscone – Figueira