dia d

Vacinação contra a gripe: hoje é o Dia D

Região dos Lagos participa da mobilização nacional

30 ABR 2016 • POR • 12h09

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente neste sábado (30), data escolhida pelo Ministério da Saúde como Dia D de mobilização em todo o país.

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

O público-alvo, de acordo com o Ministério da Saúde, totaliza quase 50 milhões de pessoas. A meta é imunizar pelo menos 80% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe.

A Região dos Lagos participa da mobilização nacional.

São Pedro - A mobilização ocorrerá em 24 unidades de saúde do município, das 8h às 17h. O município tem como meta a imunização de 19.956 pessoas que fazem parte do grupo prioritário formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, idosos e comorbidades. A campanha de vacinação vai até o dia 20 de maio. Ao todo, São Pedro da Aldeia receberá 21.250 doses da vacina divididas em cotas.

Búzios -  Em Búzios, a vacinação na rede pública acontece das 9h às 16h em todas as unidades básicas de saúde e nas policlínicas de Manguinhos e da Rasa. A vacina será disponibilizada para crianças a partir de seis meses até cinco anos de idade, gestantes, idosos, profissionais da saúde, indígenas e portadores de doenças crônicas com apresentação de parecer médico. A restrição alimentar é somente para os alérgicos a ovos.

Arraial do Cabo - Todos os postos estarão abertos, das 8h às 17h.  Haverá vacinação também no ambulatório do Hospital Geral, como acontece em todas as campanhas. Poderão ser vacinados: idosos com mais de sessenta anos, trabalhadores da saúde, crianças a partir de seis meses até menores de cinco anos, gestantes, em qualquer idade gestacional, mulheres com até quarenta e cinco dias de resguardo e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. 

O município de Arraial do Cabo recebeu do Governo do Estado 2.700 doses da vacina para o início da campanha. De acordo com o Coordenador Municipal de Imunização, Diego Rodrigues Mendonça, 1.200 doses serão destinadas ao dia da campanha nacional.

Cabo Frio - Os 34 postos de saúde estarão abertos neste sábado, das 8h às 17h.