saude

Problemas na Saúde de Cabo Frio afetam municípios vizinhos

Fechamento da UPA do Parque Burle deixa recursos mais escassos na Região dos Lagos

1 ABR 2016 • POR • 09h55

O colapso no sistema público de Saúde de Cabo Frio, agravado após o fechamento da UPA do Parque Burle, ultrapassa os limites da cidade, acostumada a atender com seus recursos os moradores dos municípios vizinhas.

O fim do atendimento na unidade motivou, inclusive, o pedido pela sua reabertura do prefeito de Armação dos Búzios, André Granado (PMDB), junto à Secretaria Estadual de Saúde, conforme noticiado na edição de ontem da Folha. Ao secretário, Granado classificou a situação como ‘insustentável’ e se colocou a disposição para ajudar na formação da equipe administrativa.

Em Arraial do Cabo, a situa- ção não é muito diferente. Desde o começo do verão, a secretaria de Saúde estima que o aumento no número de atendimentos é da ordem de 40%. A assessoria informou que não há números exatos porque muitos pacientes não revelam o município de origem na hora do preenchimento do Boletim de Atendimento Médico.

Para o secretário Sppencer Cardoso, que está de saída para concorrer a uma vaga de vereador nas próximas eleições, é hora de retomar as conversas para o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que jamais saiu do papel.

– Sempre defendi o fortaleci- mento do Consórcio Municipal de Saúde por entender que, em uma região de municípios pequenos e com poucos recursos para a saúde, a gestão conjunta viabilizaria muitos serviços e beneficiaria os gestores e as populações das cidades consorciadas – acredita Sppencer.

* A matéria completa está na edição desta sexta-feira da Folha dos Lagos.