affonso santa rosa

Affonso Santa Rosa será enterrado nesta sexta-feira, às 11h

Ex-professor, Affonso será enterrado no Cemitério Santa Izabel de Cabo Frio

31 MAR 2016 • POR • 17h08

Francisco Affonso Santa Rosa faleceu na tarde desta quinta-feira (31), aos 85 anos. O corpo do professor está sendo velado na Capela do Cemitério Santa Izabel, em Cabo Frio, e será enterrado nesta sexta-feira (1º), às 11 horas.

Responsável pelo resgate da história da Câmara, Affonso já foi vice-reitor, chefe de gabinete, assessor parlamentar, assessor do executivo e assessor de ministro, quando trabalhou no ministério do trabalho, indústria e comércio. Atualmente, ele exercia o cargo de Diretor de Cultura no Legislativo, cargo ao qual ocupava há 22 anos.

Em novembro de 2014, a Câmara Municipal de Cabo Frio homenageou o Professor Affonso com a medalha Major Belegard, durante Sessão Solene em comemoração ao aniversário de Cabo Frio. Ele recebeu a medalha que foi criada por ele juntamente com o ex-presidente da Câmara Municipal, o ex-vereador Acyr Rocha.  

Trajetória

Professor Affonso, como era conhecido, nasceu em Cabo Frio em 1930. Filho do professor Oswaldo de Azevedo Santa Rosa e Hilda Carvalho Santa Rosa, Affonso formou-se professor em 1946 e começou a lecionar desde então. Casou-se com a turista Maria Rachel, do Rio de Janeiro, e com ela teve seis filhos: Padre Luiz, César Augusto, Marcelo Bruno, Marcus Vinicius, Letícia Maria e Thomas de Aquino.

Fundou o colégio Cabo Frio juntamente com Edilson Duarte, Osvaldo Santa Rosa, Theonas Terra e Joel Rocha. Com um admirável curriculum, Santa Rosa já lecionou em diversas escolas, cursos pré-vestibulares e preparatórios. Surpreendendo a todos, Affonso também passou pela rádio nacional, sendo assistente musical.

Administrador do serviço público, professor e também escritor, Affonso tem diversos poemas, crônicas e histórias publicadas. O escritor já foi membro da Academia Cabo-friense de Letra, da Academia de Saquarema de Letras, da Sociedade Brasileira de Literatura e do Conselho Municipal de Cultura.

 

*Foto: Afonso com os filhos Marcelo e Vinícius Santa Rosa