verão

Sensação térmica de 63ºC em Cabo Frio assusta moradores

Meteorologistas afirmam que alta está dentro do padrão do Verão

29 JAN 2016 • POR • 09h42

Muita gente se assustou com a notícia de que a sensação térmica em Cabo Frio chegou aos 63°C na tarde de anteontem, quarta-feira. Menos os mete- orologistas. Pelo menos foi o que afirmou Isabel Carvalho, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. Segundo ela, não há anormalidade nestes números altos, já que a sensação térmica é medida através da combinação de Umidade Relativa do Ar e da temperatura – e, como ambos estão altos, naturalmente a sensação térmica subirá.

– Se a Umidade Relativa do Ar estiver acima dos 75% (o que tem sido normal aí em Cabo Frio) e a temperatura também, o que também é comum no ve- rão, a sensação térmica também será muito elevada. E aí a pessoa transpira e esse calor não é evaporado, o que aumenta a sensação de calor – explicou a meteorologista do órgão mais renomado do país no assunto.

Nos próximos dias a tendência é a mesma: temperaturas, umidade relativa do ar e sensação térmica altas. Para hoje, existe uma pequena possibilidade (30%) de pancada de chuva, mas o sol deve reinar durante o fim de semana. No sábado e no domingo, a previsão é de que as temperaturas permaneçam altas, com sol entre poucas nuvens.