CPI

Parecer de CPI da Saúde é apresentado em São Pedro da Aldeia

Relator afirma que prefeito não tem ligação com irregularidades, mas oposição contesta

11 DEZ 2015 • POR Gabriel Tinoco • 10h56

O relatório final da Comis­são Parlamentar de Inquérito da Saúde de São Pedro da Aldeia apontou inúmeras irregularida­des, mas excluiu qualquer par­ticipação do prefeito Claudio Chumbinho (PMDB) nos pro­blemas da pasta. A oposição, no entanto, contesta e pede até o afastamento de Chumbinho do cargo por “conivência com os erros da Saúde”.

Relator da CPI, o vereador Adalberto Amaral (PT) assegura que o prefeito fez a sua parte para acabar com as irregularidades. Ele optou pelo arquivamento. A CPI concluiu que o secretário de Saúde, Luis Claudio Fartori, era dono da empresa que gerencia o pronto socorro.

– O prefeito não tem como ser acusado. A Saúde tem o seu gestor. Estamos no quinto gestor. O secretário tem que resolver os problemas que o prefeito nem tem conhecimento. No meu rela­tório, não há como incriminá-lo – afirmou o relator.

O vereador Robinho do Raio-X é favorável ao afastamento.

– O relatório foi claro ao mos­trar irregularidades e entendeu pela conivência do prefeito. A Câmara deve montar uma comis­são processante para pedir o afas­tamento do prefeito, assim como de todos os envolvidos. Além da prisão por desvio de recursos – dispara.

A Folha tentou entrar em con­tato com Chumbinho na tarde de ontem, mas sem sucesso.