Greve

Professores de Cabo Frio decretam nova paralisação

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação aprovou um novo ato durante assembleia

25 OUT 2015 • POR Gabriel Tinoco • 09h00

Após a mobilização que mo­vimentou a cidade, na última quarta-feira, o Sindicato Estadu­al dos Profissionais de Educa­ção (Sepe Lagos) promete mais. A categoria aprovou nova greve de advertência nos dias 4 e 5 de novembro. No dia 4, o ato será no Ministério Público, no Cen­tro, às 9h, com caminhada até a prefeitura. No dia seguinte, pela manhã, o protesto acontecerá em frente à Camara dos Vereadores. Até o momento, a categoria não recebeu qualquer resposta do Go­verno sobre suas reivindicações.

Em assembleia, os profissio­nais resolveram ainda mais ques­tões. Também foi aprovado pelos servidores o encaminhamento de um ofício ao Ministério Público com a solicitação de uma reunião da categoria com o órgão. O prin­cipal objetivo é tratar da estadua­lização do Ensino Médio, que le­varia ao possível fechamento do Colégio Municipal Rui Barbosa.

Entre as principais reivindi­cações, estão: calendário fixo de pagamento, enquadramento por formação, mudança de nível, vale-transporte, chamada dos concursados de 2009, liberação das aposentadorias e licenças prêmios, insalubridade, não des­conto dentro da reserva de um terço dos cursos de formação, alimentação e material básico nas escolas. A categoria avaliou de maneira positiva a última greve de advertência. Os profissionais da Educação receberam apoio de inúmeros estudantes da rede pública de ensino durante a pa­ralisação.