amaury valerio

Amaury Valério comemora 25 anos de Cabo Frio

Com ‘dever cumprido’, radialista revisita o passado e elege melhores momentos 

5 JUN 2014 • POR Gabriel Tinoco • 19h35
Um menino que com apenas 13 anos de idade já era locutor na Rede Amazônica, em Manaus filiada da Rede Globo na Região Norte. A paixão de Amaury Valério pelo rádio começou na infância, quando roubava o gravador do pai para simular apresentações. Atualmente, o famoso radialista completa 25 anos de atuação em Cabo Frio e momentos marcantes não faltam na carreira. 
Um dos mais impactantes, recorda, é o depoimento de bombeiros grevistas presos por insubordinação, no Rio de Janeiro. 
– Não é um momento só, são vários. Tenho matérias que não saem da cabeça de maneira nenhuma. Sempre me emociono quando levo estudantes para a Bienal do Livro ou na hora em que encontro uma pessoa desaparecida. Tenho a sensação de dever cumprido. Mas a entrevista que mais gostei de fazer até ho-je foi a dos bombeiros que ocuparam o quartel e logo após foram presos. Eles me contaram exclusivamente toda a humilhação que sofreram simplesmente por reivindicar os direitos. É uma conversa que até hoje não consigo esquecer – conta o radialista. 
Amaury, que hoje tem 55 anos, se mudou para o Rio de Janeiro em 1978. A primeira visita à Região dos Lagos foi a Arraial do Cabo. As belezas naturais deixaram o jornalista empolgado para voltar outras vezes. 
– Quando cheguei no Rio de Janeiro, resolvi visitar uma prima que morava em Arraial. Lembro que fiquei encantado com o lugar, que era muito gostoso. Não queria saber muito de Cabo Frio. Passava direto. Curiosamente, hoje, Cabo Frio se transformou na minha vida – disse ele, que decidiu morar na cidade apenas dez anos depois. 
Nos 25 anos em que apresentou programas, Amaury Valério manteve a proximidade com ouvintes e telespectadores. Muito por conta disso, os pedidos para resolver problemas comunitários não param até hoje. 
– Não posso falar da imprensa de uma maneira geral. Mas tenho certeza que o meu papel é ajudar as pessoas a resolverem questões locais. O meu maior papel é ajudar nas ações comunitárias. As pessoas pedem para alertar a Prefeitura com um buraco na rua ou um problema com a Ampla. Sempre colocamos no ar e essas questões são resolvidas. Ajudamos bastante os moradores, que me param na rua para agradecer. 
Essa proximidade aumentou com os avanços tecnológicos. A informação, para ele, está muito mais acelerada. 
– Os mecanismos da internet e outros aparelhos nos deram uma proximidade muito maior com o público. Temos duas páginas lotadas no Facebook e se fizermos a terceira vamos lotar também. O nosso ouvinte pode nos mandar uma mensagem pela página. Hoje, um repórter está falando a notícia enquanto já estou com a foto no Whatsapp. É muito legal para um programa que tem uma proximidade grande com o público. É um avanço enorme que tivemos – avalia ele. 
Amaury faz agradecimentos a todos aqueles que o apoiaram. A Folha dos Lagos, por exemplo, não ficou de fora da lista de gratidão do radialista. 
– Tenho que agradecer as contribuições que tive durante esses anos. Tenho certeza que não chegaria aonde cheguei sem elas. A Folha tem tido uma ótima parceria com o nosso programa. Vocês têm nos ajudado bastante e não poderia deixar de dizer o meu muito obrigado. Estamos com uma aliança muito forte – finaliza.