Cabo Frio

Rede hoteleira da Região dos Lagos esbanja otimismo

Aguardado feriadão deve registrar ocupação de quartos quase total em Cabo Frio

9 OUT 2015 • POR Rodrigo Branco • 12h09

Crise? Que crise? No que depender do otimismo do trade turístico da região, a famigera­da palavrinha símbolo de 2015 vai passar bem longe do feria­dão que começa a partir de hoje, passa pela data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida, pa­droeira do Brasil, nesta segunda, dia 12, e emenda até quinta-fei­ra, 15, Dia do Professor.

De acordo com os empresá­rios e representantes do poder público, não se trata de uma ex­pectativa vazia, pois está basea­da na quantidade de reservas já confirmadas para a tradicional ‘Semana do Saco Cheio’, um dos períodos mais aguardados da baixa temporada. Em Cabo Frio, por exemplo, é esperada uma ocupação quase total nos quartos dos hoteis, pousadas e flats da cidade. Grande parte dessas vagas, como de costume, deve ficar com os turistas de Mi­nas Gerais que, normalmente, já fazem da cidade um dos seus destinos preferenciais.

    

– É um dos feriados mais es­perados. Ele e a Semana Santa são as joias da baixa temporada. Já estamos com ocupação de 90%, mas temos muita procura ainda e acredito que vamos fe­char entre 97% e 98% – afirma Carlos Cunha, presidente da As­sociação de Hoteis de Cabo Frio.

Como nem tudo são flores, Cunha disse que apesar de o movimento ser praticamente o mesmo do ano passado, o fatura­mento será menor, em função da inflação e do aumento dos cus­tos que, garante, não estão sendo repassados aos turistas. Segundo ele, trata-se de uma estratégia para manter o setor aquecido, apesar da alta dos preços.

Na vizinha Arraial do Cabo, conhecida pela exuberância de suas praias, o panorama não é muito diferente. Embora ainda não tenha os números fechados com relação à taxa de ocupação, o secretário de Turismo, Marco Simas, está confiante em função do trabalho realizado pela pasta em feiras internacionais do se­tor, do bom movimento registra­do nesta baixa temporada e da previsão de bom tempo feita por institutos de meteorologia.

– Não tivemos baixa tempora­da em Arraial. A ocupação foi de 60%, 70%. O visitante aprova o nosso turismo de vivência, que é vivenciar o dia a dia da cidade – ressalta Simas, que informou que a Guarda Municipal ajudará a coibir o transporte clandestino.

 

*Leia a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira (9)