Cabo Frio

Bike Night Cabo Frio prepara programação para Dia Mundial Sem Carros

Importância do uso de bicicletas será promovida pelo grupo

21 SET 2015 • POR • 13h37

O Dia Mundial Sem Carros, comemorado nesta terça-feira (22), é uma data que serve para lembrar sobre a dependência do carro e da possibilidade de viver sem automóvel. Para trazer essa conscientização para a Região dos Lagos, o Bike Night Cabo Frio vai realizar uma série de trabalhos para informar aos ciclistas e aos motoristas a importância de respeitar o uso das bicicleta nas ruas. Além disso, procuram promover a ideia de que menos carros nas vias aumentam a qualidade do trânsito e da vida.

    

Para o ciclista Daniel Ribeiro, a importância da data vai além das questões de trânsito. Para ele, o uso excessivo de automóveis é um dos principais fatores para o sedentarismo e para o aumento dos problemas ambientais.

– Utilizo bicicleta e, para mim, todo dia é dia sem carro. Essa data serve para mostrar sobre a dependência do carro e o seu malefício à saúde. Além de ser um dos principais fatores do aumento do sedentarismo mundial, prejudica a mobilidade urbana e ainda é um meio de locomoção poluidor, que prejudica não só a quem utiliza, mas como toda a população – afirma Daniel.

A programação do Bike Night começa logo pela manhã, às 6h, com panfletagem e conscientização dos ciclistas a respeito do código brasileiro de trânsito. Às 11h, o grupo vai fazer um debate em uma rádio local. A panfletagem vai prosseguir às 11h45m, mas, desta vez, vai mostrar aos motoristas, na Avenida Julia Kubitschek, o código brasileiro de trânsito. Para fechar a programação, às 19h, o grupo vai estar em Búzios com um passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial Sem Carros e a lembrança da luta pela ciclovia do pórtico ao centro.