TURISMO INTERNACIONAL

Cabo Frio Convention leva campanha à Argentina e planeja linha aérea direta com o norte do país

Comitiva viaja nesta quarta-feira (24) para abrir novos mercados em Salta, Jujuy e Tucumán e lançar projeto de cidades irmãs

23 JUN 2026 • POR Redação • 09h00

Uma comitiva liderada pelo Cabo Frio Convention & Visitors Bureau segue para a Argentina nesta quarta-feira (24 de junho) para iniciar uma nova etapa de promoção internacional do município fluminense. O objetivo principal da viagem é apresentar o movimento “Me Gusta Cabo Frio” em mercados estratégicos da região norte daquele país, abrangendo as cidades de Salta, Jujuy e Tucumán. Paralelamente, o grupo realizará ações de reforço em Buenos Aires, Córdoba e Rosário, localidades que já haviam integrado o lançamento inicial do projeto no ano passado.

A delegação é integrada pela presidente do Cabo Frio Convention, Maria Inês Oliveros, e pelo vice-presidente, Arlyson dos Anjos. O grupo conta ainda com a participação de Marcelo Dusi, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico; Marcos Zenni, diretor executivo do Aeroporto Internacional de Cabo Frio; e Guilherme de Abreu, presidente da Federação dos Convention Bureaux do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa busca atrair operadores internacionais e diversificar o perfil dos visitantes estrangeiros na Costa do Sol.

— Estamos indo em busca de novos parceiros, da diversificação do público turístico e do fortalecimento da presença da marca Cabo Frio no mercado internacional, estimulando novas vendas. Estamos investindo em um novo e estratégico mercado, sem esquecer de reforçar onde já temos presença ativa - detalha Maria Inês.

A principal meta comercial da missão internacional é viabilizar a criação de uma rota aérea direta ligando o norte da Argentina ao aeroporto cabofriense. Anteriormente, o município já havia conseguido estabelecer voos na rota entre Rosário e Cabo Frio durante a alta estação e no período promocional denominado Melhor Temporada. A intenção agora é facilitar o fluxo migratório de turistas daquela região sem a necessidade de conexões complexas.

As ações de promoção na Argentina começaram em abril de 2025, focadas nas cidades de Buenos Aires, Rosário e Córdoba, em um trabalho conjunto desenvolvido com a Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio. De acordo com a coordenação do projeto, as apresentações do ano passado inseriram o destino fluminense nos catálogos de agências de viagens e operadoras estrangeiras, o que assegurou o pouso de voos fretados (charter) e comerciais na última temporada.

— As apresentações do Me Gusta Cabo Frio, no ano passado, geraram novas conexões e oportunidades, como a aproximação com companhias aéreas, operadores, agentes e entidades do setor. Tudo isso garantiu a presença de Cabo Frio nas prateleiras das operadoras e agências e a operação dos voos charter e comerciais durante a alta temporada, incrementando o interesse pelo nosso destino e o fluxo enorme de visitantes - celebra a presidente do Convention Bureau.

Além das rodadas de capacitação técnica voltadas para dezenas de profissionais de agências de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas, a viagem oficial marcará o início da campanha “Cidades Irmãs - Cabo Frio & Salta”. A proposta inverte o fluxo tradicional e visa divulgar os atrativos da região norte argentina para os moradores de Cabo Frio e dos demais municípios da Costa do Sol, estimulando o intercâmbio bilateral. Para isso, os representantes fluminenses farão um circuito de visitas técnicas (famtour) pelos arredores de Salta para conhecer a infraestrutura local.

— Vamos fazer um famtour pelos arredores para conhecer e estimular este intercâmbio entre os moradores da nossa cidade e de toda a Costa do Sol. Somos destinos complementares: nós oferecemos sol e praias, em especial; e eles, montanhas coloridas, clima de serra e vinícolas maravilhosas - explica Maria Inês.

O impacto socioeconômico da articulação institucional também é destacado pelas autoridades governamentais que integram o grupo. A expectativa do poder público é converter a atração de turistas em novos postos de trabalho e circulação interna de recursos financeiros.

— Ações como estas são muito importantes para o nosso desenvolvimento econômico e consequente geração de emprego e renda. As duas cidades dão um passo histórico. Duas terras lindas, de gente acolhedora, de cultura e belezas naturais únicas. Essa ponte vai levar nossos turistas para conhecer Salta, e trazer o povo de Salta para descobrir o paraíso que é Cabo Frio. Com essa capacitação na Argentina, a expectativa é de que cada turista que sair de Salta para Cabo Frio volte para casa apaixonado pelas nossas praias, nossa gastronomia, nossa história. E o mesmo queremos para quem vier de Cabo Frio conhecer Salta - afirma o secretário Marcelo Dusi.

O plano de promoção internacional em território argentino conta com o suporte institucional do Salta Convention Bureau, do Ministério do Turismo e Esporte do Governo de Salta e da Câmara de Turismo de Salta. O projeto é respaldado ainda pelas prefeituras e secretarias municipais de Turismo de Cabo Frio e de Salta, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio e pela Associação Salteña de Agências de Viagens.