Março marca retomada das atividades do projeto "N'GOMA IAIÁ!", do Coletivo GRIOT, de Cabo Frio
Atividades realizadas no mês serviram de preparação para o grande cortejo marcado para o fim de maio
O mês de março marcou a retomada das atividades do Ponto de Cultura e Ponto de Memória Coletivo GRIOT, de Cabo Frio, dentro do Projeto "N'GOMA IAIÁ!", que promove oficinas de percussão feminina e atividades itinerantes de formação cultural.
Após um período de recesso, foram reiniciadas as oficinas de percussão, às segundas-feiras; e de dança afro, às quintas, no espaço GRIOT, próximo à rodoviária, sempre das 19h às 20h30. Ainda há vagas em aberto e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (22) 99953-1204.
Além disso, o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, foi repleto de atividades, incluindo uma apresentação de Maracatu na abertura da 35ª Semana Teixeira e Sousa, em Cabo Frio, juntamente com o Grupo Tambor de Cumba (RJ). Na mesma data, foi feito o primeiro ensaio aberto visando ao grande cortejo, que será realizado no Canto do Forte, no dia 31 de maio.
Ambas as atividades contaram com a participação da Mestra Aninha Catão, bailarina e coreógrafa do Maracatu Tambor de Cumba (RJ) e do Mestre Rumenig Dantas, da Nação Maracatu Porto Rico (PE).
Ainda como parte da programação da Semana Teixeira e Sousa, o Coletivo GRIOT, por meio do Tambor do Iaiá, promoveu uma roda de Jongo e Coco para o público que acompanhava o evento literário e cultural na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. Colocando em prática os ensinamentos de dança e percussão passados pela Mestra Márcia Fonseca, também foi feita uma apresentação coreográfica, de representação dos orixás.
As atividades e ensaios visando ao cortejo continuam nas próximas semanas e, além das oficinas regulares, a programação conta com outros dois ensaios abertos, marcados para os dias 11 de abril e 23 de maio.
O projeto "N'GOMA IAIÁ!" foi iniciado em outubro do ano passado, com a realização de oficinas itinerantes de boneca Abayomi ("Presente Precioso", em iorubá), da professora e artesã Andreia Fernandes; e de percussão feminina, da Mestra Márcia Fonseca, em escolas da rede pública de Cabo Frio e na Tenda Espírita Caboclo Nazareth - Casa de Caridade Maria Mulambo, no bairro Monte Alegre.
"O projeto é uma forma importante de levar essa formação cultural, que é tão discriminada na sociedade, de forma mais ampla. A gente vai trabalhar com os terreiros, nas escolas, e na periferia de Cabo Frio. Essa forma ampla de trabalhar a formação cultural visa atrair mulheres e pessoas que se identificam com a proposta", destaca a diretora-geral do projeto e do Ponto de Cultura e Ponto de Memória Coletivo GRIOT, professora e Mestra Márcia Fonseca.
O projeto "N'GOMA IAIÁ!" foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público n° 04/2025, com recurso da Lei Aldir Blanc - PNAB (Lei nº 14.399/2022), Governo Federal, Ministério da Cultura, lançado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, na categoria Formação Cultural.
O calendário de atividades também está disponível pelo link https://drive.google.com/file/d/1NIC0Z_PrF2qfKX90dL5rHsB5_jdZNRJ6/view?usp=drivesdk e nas redes do Ponto de Cultura e Ponto de Memória Coletivo GRIOT: @griot_cabofrio e @tambordeiaia_griot.
O projeto "N'GOMA IAIÁ!" tem o apoio da Tenda Espírita Caboclo Nazareth - Casa de Caridade Maria Mulambo; da Feira Cultural e Afroempreendedora Bandaras; da Federação de Cultura Afro do Estado do Rio de Janeiro (Fecarj); e da Rede das Pretas.
Sobre o GRIOT:
O Coletivo GRIOT de Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-Brasileiras existe desde 2008 na Região dos Lagos, com sede em Cabo Frio, pesquisando, difundindo memórias e contemporaneidades, em ações comprometidas com o antirracismo, com o protagonismo, a identidade e visibilidade cultural afrocentradas.
Há pouco mais de um ano, o GRIOT foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, em virtude da suas atividades culturais, que contribuem para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural do Brasil. Em julho de 2024, o Coletivo foi reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O GRIOT desenvolve atividades de Jongo, Ciranda, Coco, Maracatu, dança afro contemporânea, de orixás, gestos, canto, percussão, de contação de história, culinária, exibição de filmes, literatura, palestras e outras ações.