Região dos Lagos integra nova rota turística entre os litorais de São Paulo e Rio
Roteiro das Praias SP-Rio vai conectar destinos como Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios a um circuito com 2.365 praias e lançamento previsto para as próximas semanas
Uma nova rota turística, que pretende conectar turistas a mais de duas mil praias entre os litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro, terá a Região dos Lagos como um de seus principais pontos de destaque. O Roteiro das Praias SP-Rio, que tem lançamento previsto para as próximas semanas, pretende integrar 15 destinos costeiros dos dois estados, e posicionar municípios fluminenses como Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios como parte estratégica do percurso.
A proposta do Praias SP-RJ é criar uma experiência turística contínua, valorizando a natureza, a cultura, a história, a gastronomia e o patrimônio das cidades participantes. No Rio de Janeiro, além das cidades da Região dos Lagos e da capital, o trajeto também inclui Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba.
Turistas de outros estados e países poderão iniciar a viagem pelos aeroportos de São Paulo ou do Rio de Janeiro, e concluir o roteiro na Região dos Lagos, utilizando os aeroportos Santos Dumont ou Galeão para o retorno (o aeroporto de Cabo Frio não foi incluído no roteiro). Também será possível realizar o trajeto por via terrestre, começando ou terminando a viagem em cidades como Búzios, ou em qualquer outro município do percurso. No trecho fluminense, a Via Lagos, que conecta a cidade do Rio de Janeiro à Região dos Lagos, integra os cerca de 760 quilômetros de estradas que estruturam o roteiro, ao lado da Rodovia Rio-Santos.
O Roteiro das Praias SP-Rio também prevê a oferta de diferentes experiências turísticas. Além de 2.365 praias, 550 ilhas e 778 cachoeiras, os turistas também terão opções de hospedagem em diversas categorias, restaurantes selecionados, atividades gastronômicas regionais, além de atrativos como passeios náuticos, trilhas, atividades de aventura, parques, museus, aquários, voo livre, locação de veículos, transfers e acompanhamento de guias de turismo credenciados. Os serviços serão comercializados por agência oficial credenciada pelo Roteiro.
A iniciativa também busca destacar a natureza preservada, com unidades de conservação, trilhas, mirantes naturais e oportunidades de turismo de aventura, além de valorizar a cultura e a história, presentes em comunidades tradicionais, patrimônios coloniais e manifestações culturais. A gastronomia regional, marcada pela culinária caiçara e pelo uso de frutos do mar, integra o conjunto de experiências oferecidas.
Segundo o gestor do Roteiro, Reginaldo Pupo, a proposta fortalece a identidade regional e amplia o potencial turístico ao conectar destinos complementares. Ele afirma que, nesta primeira etapa, os pacotes ainda não estarão formatados, e o site oficial disponibilizará serviços como hospedagens, passeios, guias, transfers e locação de veículos apenas como sugestão. A formatação dos pacotes turísticos, com duração entre três e 15 dias, está prevista para o segundo semestre de 2026, com venda direta pelo site oficial.
O projeto envolve agências e operadoras receptivas, meios de hospedagem, bares, restaurantes, atrativos turísticos, empresas de passeios náuticos, locadoras de veículos, transportadoras turísticas e guias de turismo. Empresas interessadas em integrar o Roteiro podem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 95435-3665 ou pelo Instagram @roteirodaspraias.sprio.