Em Cabo Frio, Rui Barbosa anuncia novas vagas para o 1º ano do Ensino Médio
Apesar das discussões no Ministério Público sobre o fechamento da unidade e não abertura de novas turmas neste ano letivo, direção confirma quatro turmas e cerca de 100 vagas
O Colégio Municipal Rui Barbosa, em Cabo Frio, vai abrir novas vagas para o 1º ano do Ensino Médio em 2026. Nesta quarta-feira (14) a direção da unidade confirmou à Folha a abertura de quatro turmas (com um total de cerca de 100 vagas), e início das aulas marcado para o próximo dia 4 de fevereiro. O anúncio ocorre em meio às discussões sobre o possível fim do Ensino Médio na escola, um debate que se arrasta há mais de uma década e voltou a ganhar força em meados do ano passado.
Em conversa com o jornal, a nova diretora da escola, Mônica Almeida, informou que o calendário de matrículas deve ser anunciado pela Prefeitura de Cabo Frio nos próximos dias.
– Enquanto isso, a gente tem um grupo de WhatsApp para os interessados nas vagas. As pessoas podem entrar em contato com o Rui Barbosa, que a gente vai informar esse calendário quando tiver. E para efetuar a matrícula, tem que ser no site (da Prefeitura e da Secretaria de Educação), em fases. A primeira será para quem concluiu, em 2025, o 9º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Cabo Frio. Depois abre para quem é de fora da rede - explicou.
Na terça-feira (13) a Secretaria de Educação informou que abriu o período de movimentação interna de alunos da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026. Mas o prazo para solicitação de troca de unidade escolar terminou nesta quinta-feira (15). Essa movimentação interna foi destinada exclusivamente aos alunos regularmente matriculados na rede municipal em 2025. Já o prazo para efetivação presencial da matrícula termina nesta sexta (16), das 9h às 16h, na unidade escolhida (também restrito aos estudantes que cursaram a rede municipal em 2025).
Apesar da abertura de novas turmas para este ano letivo, a comunidade escolar segue sem garantias sobre o futuro da oferta do Ensino Médio no Rui Barbosa. O debate no Ministério Público continua em andamento sem a participação dos estudantes, dos professores e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe Lagos).
Em junho do ano passado, alunos, ex-alunos e profissionais da educação do Colégio Municipal Rui Barbosa chegaram a realizar um protesto contra o possível fechamento da única unidade da rede municipal 100% voltada ao Ensino Médio em Cabo Frio. Na época, a então diretora, Ivana Márcia Veríssimo dos Santos, contou à Folha que descobriu sobre a nova ameaça de fechamento da escola por acaso.
— A ata de uma reunião acabou sendo enviada por engano para o Fundeb, que é um órgão fiscalizador. Foi como se o Fundeb também tivesse participado da reunião. Então foi assim que descobrimos as novas tratativas para o encerramento do Ensino Médio municipal, passando os alunos para a rede estadual — contou Ivana em conversa com a equipe da Folha.
A ata à qual a diretora se refere é resultado de uma reunião que havia sido realizada no Ministério Público, com a participação de representantes da Prefeitura de Cabo Frio, da Secretaria Estadual de Educação e da direção do Instituto Federal Fluminense (IFF). No documento, ao qual a Folha teve acesso, o município afirma estar negociando a transferência dos alunos do Colégio Municipal Rui Barbosa para o campus do IFF. Apesar de constar como participante da reunião, o instituto negou a existência dessa negociação em nota oficial enviada posteriormente ao jornal.
As discussões no Ministério Público previam, inclusive, que a Prefeitura de Cabo Frio não abrisse novas turmas de 1º ano do Ensino Médio em 2026. Essa condição chegou a constar nas tratativas entre o município e a Secretaria Estadual de Educação, como parte do plano de transição do Ensino Médio da rede municipal para a estadual, o que reforçou, ao longo de 2025, o clima de incerteza em torno do futuro do Colégio Rui Barbosa.