Após grave lesão, surfista de ondas gigantes se prepara em Cabo Frio para retorno aos campeonatos
No próximo dia 28 Big Rider André Pássaro segue para temporada no Havaí, onde busca premiação como um dos surfistas mais corajosos do mundo
Pássaro ficou um ano afastado por conta de grave lesão no tornozelo. No começo de 2025 ele se preparava para a temporada do Havaí quando, em uma manobra, sofreu a lesão e precisou passar por uma delicada cirurgia.
No próximo dia 28 ele embarca para San Diego, na Califórnia, onde ficará por dois dias, e depois segue para as ilhas de Oahu e Maui, onde buscará as maiores ondas nos picos de Pipeline, Sunset, Waimea e Jaws. O objetivo do atleta é concorrer à premiação dos surfistas mais corajosos do mundo na chamada Wave of Winter, que começou em dezembro de 2025 e vai até fevereiro deste ano.
– Depois de quase um ano me recuperando da lesão, eu cheguei a pensar que não ia me recuperar a tempo, mas graças a Deus deu tudo certo, e estou muito ansioso para mais uma temporada, acho que essa lesão só me deixou mais forte e me mostrou como tenho amor pelo que faço - disse o atleta patrocinado pela Red Nose Eyewear e Cristal Graffiti
André Pássaro contou que passou um longo período de fisioterapia: no início sem poder colocar o pé no chão, e depois avançando para as fases com carga seguida de musculação com apoio da esposa, que é preparadora física.
– Aí começaram os treinos na água. Tenho surfado muito aqui na região onde cresci. Minha recuperação foi praticamente toda na praia dos corais, em Unamar, distrito de Cabo Frio, mas também estou surfando em Rio das Ostras. Surfei alguns mares pesados esse ano, mas estou indo com calma e muito focado na musculação e nos exercícios de mobilidade fora d’água - apontou.
André é um dos grandes Big Riders do Brasil e esteve por várias temporadas no Havaí e também nas maiores ondas do mundo, acima de 20 metros, em Nazaré, em Portugal. Ele também já superou o desafio da Pororoca do Maranhão por três temporadas, sendo o primeiro atleta da região da Baixada Litorânea, Região dos Lagos e Região Norte do estado do Rio de Janeiro a obter tal feito. Ele também surfou ondas em Fernando de Noronha e Puerto Escondido, no México.