Região dos Lagos conquista medalha inédita na Olimpíada Brasileira de Matemática
Estudante de 12 anos, de São Pedro da Aldeia, ficou com o bronze na OBM e garantiu vaga na Semana Olímpica, etapa nacional que marca o início da preparação para a edição de 2026
Esta semana a Região dos Lagos brilhou no pódio da principal competição de matemática do país. Bernardo Vinicio Manfredini, um estudante de 12 anos, morador de São Pedro da Aldeia, conquistou medalha de bronze na 47ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Esta foi a primeira vez que um aluno da Região dos Lagos subiu ao pódio desde que a olimpíada foi criada. O resultado, divulgado na segunda-feira (15), garante a Bernardo uma vaga na Semana Olímpica, etapa nacional que reúne os medalhistas, e que será realizada no Espírito Santo, no fim de janeiro, marcando o início da preparação para a edição de 2026 da competição.
Realizada pela Associação Olímpica Brasileira de Matemática, a OBM é considerada a mais importante olimpíada de matemática do país e tem participação restrita. Os estudantes só chegam à competição por meio de convocações, feitas a partir de desempenho destacado em outras provas de alto nível, como olimpíadas estaduais ou nacionais. Bernardo foi chamado após se destacar na Jornada de Provas Júnior, e por ter ficado entre as 300 melhores notas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2024, em seu nível.
Aluno da turma de olimpíada online do Colégio Pensi, Bernardo concilia os estudos especializados com a rotina escolar regular no Silva Serpa. Para alcançar o resultado, os pais do estudante contaram que o filho dedicou muitas horas ao estudo, com acompanhamento de professores particulares e participação em cursos online específicos, dos quais foi bolsista.
– Estou comemorando muito, porque essa prova é a mais difícil. Foi o ano todo me preparando para ela. Aprendi muito e valeu a pena. Já estou pensando na Semana Olímpica, e no caminho que será até a prova de 2026 - comentou Bernardo.
Apesar da pouca idade, o estudante de São Pedro da Aldeia acumula um extenso histórico de premiações em olimpíadas do conhecimento (nacionais e internacionais), com mais de 70 conquistas. Entre elas, a medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ), considerada a mais importante e difícil olimpíada estadual de matemática do RJ, além de resultados expressivos na OBMEP, Canguru, ONC, OBRL, Singamath Challenge, OIMSF, SEAMO e Copernicus.
A medalha de ouro na OMERJ foi conquistada no fim de novembro, e a cerimônia de premiação aconteceu no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, reforçando o desempenho de destaque do estudante no cenário estadual e nacional das competições acadêmicas.
Com os resultados consistentes, a família de Bernardo já avalia a busca por apoio e patrocínio para os próximos anos. O objetivo é investir na continuidade da preparação para competições, o que, segundo os pais, envolve custos com aulas especializadas, cursos e viagens preparatórias.