Terminal de Ônibus de Turismo de Cabo Frio pode levar o nome de Josias da Swell
Projeto de lei do vereador Luis Geraldo homenageia o ex-vereador e secretário de Mobilidade Urbana, encontrado morto dentro de casa no último sábado (6)
O projeto de lei foi protocolado na secretaria da Câmara nesta terça-feira (9). Nele, Luis Geraldo propõe que o Terminal Municipal de Ônibus de Turismo (TOT) - localizado na Avenida Wilson Mendes, no bairro Jacaré - tenha o nome de Josias. O objetivo, de acordo com o texto, é reconhecer a trajetória pública ex-vereador, “marcada pelo compromisso com a mobilidade urbana, a ética e a dedicação à cidade, transformando o terminal em um espaço que mantém viva a memória do político”.
Na justificativa do projeto, Luis Geraldo explica que a norma de referência estabelece critérios objetivos para a justa atribuição de nomes a equipamentos públicos, priorizando personalidades falecidas que tenham prestado serviços relevantes ao desenvolvimento político, social, institucional, cultural ou comunitário da cidade. e completa: “Nesse sentido, o homenageado, vereador Josias Rocha de Medeiros, cumpre plenamente os requisitos legais, sendo amplamente reconhecido por sua dedicação ao serviço público e pelo legado de trabalho em prol da população cabo-friense”.
Natural de Campos dos Goytacazes, Josias era empresário e exercia seu segundo mandato como vereador. Desde janeiro de 2025, estava licenciado para ocupar o cargo de secretário de Mobilidade Urbana. Assim que tomou posse, Josias iniciou a organização do Terminal de Ônibus de Turismo. Antes da sua gestão, o espaço não oferecia conforto nem comodidade aos turistas ou aos motoristas dos veículos de turismo. Sob sua administração, o terminal passou por melhorias significativas, ganhando cobertura, cadeiras e outros equipamentos que tornaram o ambiente mais acolhedor e funcional.
Ao longo da vida pública, Josias atuou como presidente municipal do PL e superintendente do Inea. No texto do projeto de lei, Luis Geraldo lembrou que durante a trajetória pública, o colega de legislativo sempre exerceu suas funções “com seriedade, espírito de responsabilidade e profundo compromisso com o bem comum”.
– Sua atuação firme, ética e comprometida com as causas sociais marcou sua passagem pela vida política, tornando-o referência de integridade e de defesa dos interesses da coletividade. Seu falecimento representou uma expressiva perda para o município, deixando lacunas humanas e políticas que ainda hoje são sentidas por todos que conviveram com sua dedicação e senso de justiça - defendeu Luis Geraldo.
Para ele, a denominação do Terminal Municipal de Ônibus de Turismo com o nome de Josias “constitui não apenas uma justa e honrosa homenagem, mas também um gesto simbólico de gratidão da sociedade cabo-friense”, permitindo que “sua memória permaneça viva no cotidiano dos cidadãos, especialmente em um equipamento público de grande relevância para a mobilidade urbana e para o turismo local”.