REGIÃO DOS LAGOS

Prefeitura de Cabo Frio fica em quarto lugar no ranking da transparência pública regional

Enquanto governo municipal cabo-friense é superado por São Pedro da Aldeia, Búzios e Arraial do Cabo, Câmara de Vereadores da cidade lidera no Legislativo

10 DEZ 2025 • POR Redação • 11h05

O Radar Nacional da Transparência Pública divulgou, esta semana, o resultado de uma avaliação feita entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Cabo Frio, principal polo econômico e turístico da Região dos Lagos, ficou na 18ª posição estadual, e na 4ª colocação regional, com índice de 80,27% de transparência pública. A capital da Região dos Lagos ficou atrás de municípios menores como São Pedro da Aldeia (99,26%), Búzios (97,10%) e Arraial do Cabo (95,80%). A pesquisa, que está na quarta edição, tem como objetivo classificar os Portais da Transparência de acordo com o índice de transparência alcançado. 

Na Região dos Lagos, o melhor desempenho foi de São Pedro da Aldeia, que alcançou 99,26% de transparência pública, liderando tanto o ranking regional quanto o estadual, e ficando na 7ª colocação no ranking nacional. O prefeito Fábio do Pastel celebrou o resultado e destacou o esforço coletivo da gestão. 

– Neste ano, São Pedro da Aldeia alcançou a maior nota no Rio de Janeiro e na Região Sudeste, ultrapassando a capital, e também estamos entre os sete melhores do Brasil. Esse reconhecimento reafirma o compromisso, a responsabilidade e a integridade da nossa administração. Ter o selo diamante por mais um ano é resultado de um trabalho contínuo e dedicado dos nossos servidores e que reafirma nosso empenho em prestar contas à sociedade aldeense - afirmou.

Depois da cidade aldeense aparecem Búzios, com 97,10%, e Arraial do Cabo, com 95,80%. Abaixo de Cabo Frio no ranking regional aparecem Saquarema (79,17%), Rio das Ostras (75,76%), Iguaba Grande (65,06%) e Araruama (50,15%), que ocupa a última colocação entre as cidades da Região dos Lagos avaliadas pelo levantamento.

O levantamento, que verificou se as prefeituras brasileiras cumprem as exigências legais de transparência, ao publicar dados sobre receitas, despesas, contratos e licitações em seus portais oficiais, também avaliou Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Contas, Prefeituras e Câmaras Municipais.

No recorte do Legislativo municipal, a Câmara de Cabo Frio lidera o ranking regional com 96,34% de transparência pública, desempenho superior ao da própria Prefeitura no mesmo levantamento. Isso significa que o Portal da Transparência da Câmara de Vereadores cabo-friense atende a quase totalidade dos critérios exigidos pelo Radar, com ampla disponibilização de informações sobre despesas, contratos, licitações, estrutura administrativa e atos oficiais, facilitando o controle social por parte da população.

Em seguida aparecem as Câmaras de São Pedro da Aldeia (88,98%) e Iguaba Grande (79,01%). Na sequência do ranking regional estão Saquarema (59,48%), Rio das Ostras (58,94%), Araruama (57,91%), Armação dos Búzios (56,80%) e Arraial do Cabo (55,15%).

No ranking estadual das Câmaras Municipais, entre os 92 municípios fluminenses, a Câmara de Cabo Frio ocupa a 5ª colocação, seguida por São Pedro da Aldeia (8ª), Iguaba Grande (23ª), Armação dos Búzios (32ª), Saquarema (48ª), Arraial do Cabo (54ª), Araruama (56ª) e Rio das Ostras (63ª). 

O levantamento integra o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e é coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o apoio dos Tribunais de Contas dos Estados. A avaliação considerou dados referentes ao ciclo de 2025 e foi realizada entre os meses de abril e agosto, incluindo etapas de autoavaliação dos órgãos e validação técnica pelos tribunais antes da divulgação oficial dos resultados.