MEIO AMBIENTE

Prefeito de Cabo Frio garante ordenamento das praias durante hasteamento da Bandeira Azul no Peró

Bandeira Azul é um selo internacional de qualidade ambiental concedido a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a rigorosos critérios de sustentabilidade

10 DEZ 2025 • POR Redação • 07h39

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, afirmou que não abrirá mão do ordenamento das praias durante a alta temporada do verão. A declaração foi feita nesta terça-feira (9), durante a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró, que teve o selo internacional de qualidade ambiental renovado pelo oitavo ano consecutivo para a temporada 2025/2026.

Com 7,2 quilômetros de extensão, o Peró consolida-se como referência ambiental e turística no município. O reconhecimento será ampliado no próximo dia 15, quando o Pontal do Peró, trecho localizado na divisa com Búzios, irá hastear a Bandeira Azul pela primeira vez.

Para garantir a renovação da certificação, a Praia do Peró precisou atender aos 34 critérios exigidos pela coordenação nacional do programa. Entre eles estão a excelência da qualidade da água, acessibilidade, apoio da comunidade local, atuação de guarda-vidas e infraestrutura adequada, incluindo banheiros públicos e ordenamento do uso da faixa de areia.

— A Praia do Peró é a joia da coroa de Cabo Frio, que é a cidade mais linda do mundo. A certificação é resultado de um grande esforço conjunto entre o poder público e a sociedade civil. O Peró é uma preciosidade. A praia está ordenada e vamos ampliar ainda mais esse ordenamento. Lançamos o programa Cabo Frio Educada e, na alta temporada, todos vão ver as ações para manter a limpeza e a organização das nossas praias — afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Jailton Nogueira Júnior, lembrou que também ocupava o cargo quando o Peró conquistou a Bandeira Azul pela primeira vez. Ele destacou a participação da sociedade civil, dos hotéis, dos pescadores e da equipe técnica da secretaria como fundamentais para o sucesso do programa.

Antes do hasteamento da bandeira, foi entregue ao diretor da Escola Municipal Evaldo Sales, Jefferson Justino, o troféu conquistado pela unidade de ensino durante o evento nacional de certificação da Bandeira Azul, realizado no Guarujá (SP). A escola foi premiada com o projeto “Pesca Fantasma”, que promove mergulhos orientados para a retirada de equipamentos de pesca abandonados no fundo do mar da área conhecida como Pesqueirinho, no Morro do Vigia, no Peró.

— É muito gratificante ter esse reconhecimento nacional. Já reunimos um grande acervo de materiais recolhidos pelos alunos, com o apoio do professor Rafael Bonanti — destacou o diretor.

Durante a cerimônia, o prefeito também entregou um diploma de reconhecimento ao grupo Amigos do Peró, pela atuação histórica em defesa da preservação ambiental da praia e de seu entorno.

— A Bandeira Azul trouxe uma melhora significativa na qualidade do turismo no Peró. Hoje temos hotéis de melhor padrão, a orla livre de carros e avanços importantes no ordenamento da praia — concluiu Jorge Murilo, um dos fundadores do grupo.

A Bandeira Azul é um selo internacional de qualidade ambiental concedido a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a rigorosos critérios de sustentabilidade. Para receber a certificação, o local precisa comprovar excelência na qualidade da água, gestão ambiental responsável, segurança, acessibilidade, educação ambiental e infraestrutura adequada para moradores e turistas. Mantida por meio de avaliações anuais, a Bandeira Azul é reconhecida mundialmente como um indicativo de praias limpas, bem cuidadas e comprometidas com a preservação ambiental e o turismo sustentável.