Região dos Lagos recebe espetáculo teatral que questiona a desigualdade
Adaptação da obra de Juan Pablo Villalobos narra a saga do jovem Orestes em meio a conflitos sociais, refletindo a realidade de milhões de brasileiros
Celebrando 10 anos de estrada, o espetáculo “Se vivêssemos em lugar normal” chega, este mês, à Região dos Lagos. A peça, adaptação da obra de Juan Pablo Villalobos, é uma uma tragicomédia subversiva. O público poderá conferir as apresentações em Cabo Frio, em Araruama, e no Rio de Janeiro.
“Se vivêssemos em lugar normal” é a primeira adaptação teatral da obra literária homônima do escritor mexicano Juan Pablo Villalobos. Interpretada por Roberto Rodrigues, a trama conta a história de Orestes, um adolescente de 13 anos que se depara com os conflitos sociais e econômicos que permeiam sua família e a sociedade ao seu redor.
Em meio a uma narrativa cômica, dinâmica e irônica, o protagonista tenta avaliar o curso de sua própria sorte enquanto ameaças reais desenham uma tragédia iminente. Essa mistura de humor e drama resulta em uma encenação deliciosamente subversiva.
O impacto da peça é reconhecido pela crítica, sendo classificada pelo jornal O Fluminense (out/2016) como um potente "Manifesto contra desigualdade". O texto ácido e a interpretação potente permitem ao público não apenas gerar questionamentos, mas também idealizar um lugar mais digno e igualitário, refletindo a realidade de milhões de brasileiros e latino-americanos.
Além de ser o único ator no palco (possui formação em Interpretação pela UNIRIO), Roberto Rodrigues também assina a adaptação do espetáculo. Com vasta trajetória no teatro, circo e audiovisual, o ator é integrante do Circo Dux e da Orquestra Circônica, além de fundador do Projeto Transmutante.
Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) - através da Secretaria de Cultura e Utopias da cidade de Maricá - em Cabo Frio o espetáculo será apresentado nos próximos dias 15 e 16, no Teatro Quintal (rua Américo Ferreira da Silva, 3, no Parque Burle), às 20h. Em Araruama o público poderá conferir a encenação no dia 18, às 21h30, no Espaço Multicultural Gene Insanno (Rua Coronel Doring, 71 - Haway). A temporada será encerrada no Rio de Janeiro, com sessões às sextas, sábados e domingos (começou no último dia 12 e segue até o dia 22), sempre às 20h, no Teatro Laura Alvim (Avenida Vieira Souto 176, Ipanema).
Antes de chegar à Região dos Lagos, o espetáculo passou pela FLIM (Feira Literária Internacional de Maricá) e teve uma temporada de sucesso de público no Teatro da UFF, em Niterói com produção de Carol Oliveira, iluminação de Lucas Maciel e comunicação de Bia Ferraz.