Cultura

Projeto 'Sopros & Cordas' terá edição especial de aniversário dos 410 anos de Cabo Frio

Evento acontecerá na Praça Gentil Gomes de Faria, na Passagem

10 NOV 2025 • POR Redação • 12h39

Em pleno aniversário de Cabo Frio, no dia 13 de novembro, o bairro histórico da Passagem receberá mais uma edição do evento “Sopros & Cordas”. Os 410 anos da cidade serão comemorados, a partir das 17h, com música instrumental, cultura, gastronomia e arte local na Praça Gentil Gomes de Faria, na Passagem.

A programação começa com a Feira Quintal das Artes, espaço dedicado à produção artesanal, moda autoral, bem-estar e gastronomia criativa, que reforça o talento e o empreendedorismo local. Às 19h, o público será conduzido por uma viagem sonora que celebra a tradição e a diversidade da música fluminense.

A noite será aberta pela Lira Independente de Cabo Frio, tradicional banda civil de música instrumental da cidade, sob regência do maestro Tardelli, resgatando o repertório popular das praças e coretos e preparando o clima para a atração principal da noite.

Em seguida, sobe ao palco o quinteto Sopros & Cordas, projeto que une virtuosismo musical, inclusão e representatividade. Formado por Diego Matos (trompete), Airton Ozório (saxofone), João Albuquerque (violão), Gloyde Neves (contrabaixo) e Carlos Queimado (percussão), o grupo apresenta um repertório que vai do chorinho e samba-jazz ao baião e à música instrumental contemporânea, sempre com arranjos autorais e interpretações vibrantes.

Entre as músicas que serão tocadas estão: Garota de Ipanema, Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Regra Três (Toquinho e Vinícius de Moraes), Yesterday (The Beatles), New York, New York (Frank Sinatra), Wonderful World (Louis Armstrong) e I Can See Clearly Now (Johnny Nash). 

Mais do que um show, Sopros & Cordas é um manifesto artístico pela diversidade, reunindo músicos de diferentes trajetórias e identidades, entre eles Diego Matos, trompetista com síndrome de Tourette, para celebrar a contribuição além da cultura popular para a música brasileira.

Com entrada gratuita, o evento promete uma experiência completa, em que arte, história e cidadania se encontram em um dos cenários mais bonitos de Cabo Frio. Uma noite para celebrar o passado e o futuro da cidade, com o som dos sopros, o ritmo das cordas e o talento do povo cabo-friense.

O projeto é produzido por Taz Mureb e contemplado no Edital “Fluxos Fluminenses” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do RJ.

Serviço: 
Data: 13 de novembro de 2025
Feira Quintal das Artes: a partir das 17h
Shows: a partir das 19h
Local: Praça São Benedito – Passagem, Cabo Frio (polo gastronômico e bairro histórico)
Abertura: Lira Independente de Cabo Frio (Maestro Tardelli)
Show principal: Quinteto Sopros & Cordas