VISIBILIDADE

Coletivo GRIOT, de Cabo Frio, abre inscrições para oficinas gratuitas de percussão para mulheres

Contemplado por edital financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, projeto "N'GOMA IAIÁ!" oferece uma série de atividades itinerantes de formação cultural

17 OUT 2025 • POR Redação • 14h16
O ciclo de atividades itinerantes de formação cultural começa neste sábado (18) - Foto: Ricardo Alvez

O Ponto de Cultura e Ponto de Memória Coletivo GRIOT, de Cabo Frio, está com inscrições abertas para oficinas de percussão para mulheres e outras atividades itinerantes de formação cultural que compõem o "N'GOMA IAIÁ", novo projeto do grupo, que atua desde 2008 na região, com ações de antirracismo, identidade e visibilidade da cultura afro-brasileira. As atividades são todas gratuitas.

A iniciativa foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público n° 04/2025, com recurso da Lei Aldir Blanc - PNAB (Lei nº 14.399/2022), Governo Federal, Ministério da Cultura, lançado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, na categoria Formação Cultural.

O ciclo de atividades itinerantes de formação cultural começa neste sábado (18), com a realização das oficinas de percussão afro-brasileira feminina e de bonecas Abayomi ("presente precioso", em iorubá), no bairro Monte Alegre, e vai até junho do ano que vem, com um série de oficinas e dinâmicas, que culminam com um cortejo afro no Canto da Praia do Forte, previsto para 31 de maio de 2026.

Além das atividades pontuais, em locais periféricos do município, o calendário prevê a realização de oficinas regulares no Espaço Griot, no Centro: às segundas-feiras, a partir de 3 de novembro, de percussão afro-brasileira feminina; e às quintas, a partir de 6 de novembro, de dança afro-brasileira, sempre das 19h às 20h30. A duração das oficinas regulares é de seis meses, com previsão de término em maio do ano que vem.

"O projeto é uma forma importante de levar essa formação cultural, que é tão discriminada na sociedade, de forma mais ampla. A gente vai trabalhar com os terreiros, nas escolas, e na periferia de Cabo Frio. Essa forma ampla de trabalhar a formação cultural visa atrair mulheres e pessoas que se identificam com a proposta", destaca a diretora-geral do projeto e do Coletivo GRIOT, professora e Mestra Márcia Fonseca.

As interessadas podem se inscrever e pedir informações pelo WhatsApp (22) 99953-1204. O calendário de atividades também está disponível pelo link https://drive.google.com/file/d/1NIC0Z_PrF2qfKX90dL5rHsB5_jdZNRJ6/view?usp=drivesdk e nas redes do Ponto de Cultura e Ponto de Memória Coletivo GRIOT: @griot_cabofrio e @tambordeiaia_griot.

O projeto "N'GOMA IAIÁ!" tem o apoio da Tenda Espírita Caboclo Nazareth - Casa de Caridade Maria Mulambo; da Feira Cultural e Afroempreendedora Bandaras; da Federação de Cultura Afro do Estado do Rio de Janeiro (Fecarj); e da Rede das Pretas.