EDUCAÇÃO

Em Cabo Frio, feira de ciências do Rui Barbosa marca etapa de projeto sobre sustentabilidade

 Ação é financiada pelo CNPq e busca divulgar pesquisa estudantil para a comunidade; iniciativa ocorre em meio a incertezas sobre o futuro do Colégio Rui Barbosa, que luta para se manter em funcionamento 

1 OUT 2025 • POR Redação • 10h50

Nos próximos dias 21 e 22 de outubro o Colégio Municipal Rui Barbosa vai realizar uma feira científica na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio. A ideia é apresentar à comunidade as pesquisas desenvolvidas por seus estudantes. A feira faz parte do projeto “Rui Barbosa faz Ciência na Praça”, que promove a divulgação científica e incentiva a pesquisa acadêmica entre os alunos. 

Idealizado por professores do colégio, o projeto é financiado com verba federal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é estimular os estudantes a desenvolverem pesquisas com foco na cultura local e no desenvolvimento sustentável, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

O trabalho do colégio já vem sendo realizado com sucesso. No último dia 11 de setembro foi realizado o segundo Ciclo de Mesas Redondas do projeto, que apresentou e debateu iniciativas da Região dos Lagos que contribuem para o desenvolvimento sustentável. Participaram do evento representantes de projetos de educação ambiental, de comunidades quilombolas, de pescadores artesanais, movimento de mulheres e outros.

Mesmo com as incertezas sobre o futuro do colégio (que enfrenta nova ameaça de fechamento por parte do governo municipal, e com aval do Ministério Público), o projeto “Rui Barbosa Faz Ciência na Praça” prevê que, após a feira de ciências, as pesquisas com melhor avaliação sejam aprofundadas por estudantes bolsistas ao longo de 2026. Serão concedidas 12 bolsas de R$ 300 cada, com duração de dez meses, para os alunos do colégio.