Irmãos cabo-frienses sobem ao pódio e acumulam 82 títulos e cinturões no Jiu Jitsu
Maju (13 anos) e João Surfistinha (7 anos) descobriram a luta há pouco mais de dois anos
Dois jovens atletas do Jiu Jitsu de Cabo Frio subiram novamente ao pódio este mês. Juntos, Maria Júlia Teixeira Granja (Maju), de 13 anos, e o irmão João Lucas Teixeira Granja (Surfistinha), 7 anos, acumulam a impressionante marca de 82 títulos e cinturões em pouco mais de dois anos de competições.
O último foi no Vitória International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2025, no Ginásio Tancredão, em Vitória (ES). Maju foi campeã Infanto Juvenil 2, peso leve, faixa cinza, e João ficou em segundo lugar na categoria Mirim 1, peso pena, faixa cinza.
O resultado atual é apenas mais um na longa lista de vitórias que os irmãos cabo-frienses acumulam. Em outubro do ano passado os dois foram destaque na Folha dos Lagos, e desde então já conquistaram mais 20 títulos em apenas 10 meses. Na época, a mãe deles lembrou que a opção pela prática do Jiu Jitsu não tinha nada haver com competições: o objetivo, segundo ela, era apenas canalizar a energia do João.
– O João sempre foi muito agitado, então, quando tinha 5 anos, o levei para o Jiu Jitsu. Logo depois (em 2023), a Maju também começou a treinar, se interessou rapidamente pelas competições, e logo na estreia ficou em segundo lugar - relembrou a mãe dos atletas, Anielly Teixeira.
Mas nem tudo foi alegria. Logo no primeiro ano de competição, Maju sofreu uma fratura na clavícula e precisou ficar sete meses longe dos tatames. Enquanto isso, João Lucas intensificou sua participação em competições,conquistando mais medalhas em homenagem à irmã.
Agora os irmãos começam a se preparar para o “Cabo Frio National Open 2025”. Organizada pela Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro (FJJD-Rio), em parceria com a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Desportivo (CBJJD) e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, a competição será nos dias 13 e 14 de setembro, no ginásio da Universidade Estácio, no Braga, e é válida como uma etapa do Circuito Mineirinho Costa do Sol de Jiu-Jitsu Desportivo. Uma das novidades deste ano é a inclusão do Para Jiu-Jitsu, organizado em parceria com a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP).