Geral

Cidades inteligentes: Smart Cities Mundi 2025 reúne líderes públicos e empresas no Rio de Janeiro

Congresso presencial será realizado em 28 de maio e vai discutir conectividade, inclusão digital, iluminação inteligente, reconhecimento facial e resiliência urbana

16 MAI 2025 • POR Redação • 10h11
cityscape metropolitan area city metropolis urban area night 1556643 pxhere.com 1

O futuro das cidades brasileiras estará em pauta no dia 28 de maio, no Centro de Convenções Bolsa do Rio, com a realização do Smart Cities Mundi 2025 – Cidades que Inspiram. O congresso, promovido pelo Tele.Síntese, reunirá autoridades públicas, especialistas em tecnologia e executivos de empresas para debater os principais desafios e soluções para a implementação de cidades inteligentes no país.

O evento terá painéis dedicados a temas como inclusão digital e serviços públicos online, infovias e infraestrutura de conectividade, iluminação pública inteligente, uso de inteligência artificial e reconhecimento facial, e resiliência de infraestruturas críticas diante de eventos climáticos extremos.

Entre os destaques da programação está a palestra de abertura sobre o projeto de integração tecnológica do estado do Rio de Janeiro, apresentada por Mauricio Knoploch, diretor de Planejamento e Projetos do Instituto Rio Metrópole (IRM). O keynote internacional ficará a cargo de Willy Müller, diretor do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC), que compartilhará a experiência de Barcelona como referência global em smart cities.

No painel “Cidadão no Centro – Engajamento e Inclusão Digital”, estão confirmadas presenças como a de Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações; Alexandre Knoploch, deputado estadual do Rio de Janeiro; Francisco Forbes, presidente da PRODAM-SP; e Mauro Motoryn, diretor de Desenvolvimento da Surf Telecom.

Outro painel abordará a iluminação pública inteligente como infraestrutura estratégica para serviços urbanos e conectividade, com participações de Anderson Jacopetti (Alares), Giacomo Quarta (Telebit) e Pedro Iacovino (ABCIP). Já no keynote “Pará Inteligente”, Victor Orengel Dias, secretário da SECTET, apresentará os investimentos em ciência e tecnologia voltados à COP 30, que será sediada em Belém.

A programação inclui ainda discussões sobre privacidade e segurança no uso de tecnologias de reconhecimento facial, com a participação de Gustavo Andrade Bruzzeguez (ANPD) e Marcelo Leite (Oi Soluções), e um painel de encerramento sobre cidades resilientes, com autoridades como o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, e representantes da Vero e da Azion.

O Smart Cities Mundi 2025 tem apoio de empresas e entidades públicas comprometidas com a transformação urbana e a inovação tecnológica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento. Os interessados ainda podem aproveitar o lote promocional para garantir participação no principal fórum brasileiro sobre cidades inteligentes.

SERVIÇO
Smart Cities Mundi 2025 – Cidades que Inspiram
️ 28 de maio de 2025
Centro de Convenções Bolsa do Rio
Praça XV de Novembro, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Inscrições: https://forms.gle/KvxJVDTMaAsffHAv9
Smart Cities Mundi 2025 – Programação