Embratur lança programa "Novas Rotas" para impulsionar turismo internacional na Costa do Sol
Iniciativa será apresentada nesta sexta-feira (16), em Búzios, com foco no fortalecimento do turismo regional
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lança nesta sexta-feira (16), em Búzios, com 13 prefeitos da Costa do Sol, o Programa Novas Rotas, voltado para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, por meio da capacitação de profissionais do setor. O programa foi lançado nacionalmente no início de abril com os prefeitos das regiões Sul Fluminense e Médio Paraíba, e na última sexta-feira Freixo promoveu a primeira rodada de capacitação, em Angra dos Reis, para os municípios da Costa Verde.
“A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora. Esse é um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país. Os prefeitos, independentemente de partidos e ideologias, entenderam a importância do projeto. O turismo é o petróleo do século 21 e pode ser a grande solução para nossas cidades e, consequentemente, para o país”, explicou Marcelo Freixo.
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, será o anfitrião do evento no Ferradura Resort, que contará com a presença dos representantes de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Carapebus, Iguaba, Macaé, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Quissamã. Alexandre Martins e o Secretário de Turismo Thomas Weber agradeceram à Embratur pela escolha da cidade para o lançamento do programa. “Estamos prontos para avançar e mostrar ao mundo tudo o que Búzios e a Costa do Sol têm a oferecer”, destacou o prefeito.
O programa busca promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.
“A Região dos Lagos e a Costa do Sol é dos lugares mais bonitos do mundo, mas não é só praia e sol. Tem ecoturismo, turismo de aventura, histórico e religioso, uma gastronomia incrível. Estamos desde o início de 2023 mudando a imagem ruim que o Brasil tinha deixado no exterior e estamos batendo recordes atrás de recordes. O mundo cada vez mais quer vir conhecer o Brasil. E a gente precisa se preparar para receber bem nossos visitantes. Turismo não é só para quem viaja, mas sobretudo para quem recebe”, completou Freixo.
O lançamento oficial marca o início de uma série de ações em todo o país, incluindo capacitações em sustentabilidade, dados e inovação, voltadas para gestores públicos, empresários, operadores de turismo e demais atores do setor. Após o lançamento nesta sexta, as cidades serão divididas em dois polos para o início da capacitação, que deverá acontecer no mês de junho. O programa também prevê a criação de uma plataforma online de ensino à distância, além de incluir os destinos emergentes nas ferramentas de promoção internacional da Embratur, de acordo com a maturidade e perfil de cada localidade.