Mostra de Arte Caiçara segue no Charitas, em Cabo Frio, até o dia 15 de maio
Exposição reúne trabalhos autorais de artistas regionais renomados
Até o próximo dia 15 de maio a “Mostra de Arte Caiçara - MAC” segue em cartaz no no Museu José de Dome (Charitas), no Centro de Cabo Frio. A exposição reúne trabalhos autorais de artistas regionais renomados, como Chiquinho da Sucata (esculturas), Já Silva (luthieria inovadora e manual), J. Novaes (artes plásticas), Yuri Vasconcellos (pintura livre), Seu Gaúcho da Gamboa (nautimodelismo) e Tia Eva (manejo da palha).
A mostra, que tem curadoria de Taz Mureb e direção de Airton Ozorio, busca uma aproximação entre o público jovem e os mestres fazedores de cultura popular. O objetivo é que as obras possam ser conhecidas e apreciadas também pelas futuras gerações.
Nesta primeira edição da Mostra de Arte Caiçara (que foi aberta no último dia 3 de maio) estão sendo homenageados artistas locais como Antônio Azevedo, o “Toninho Passa-Fome”, com seus peixes de metal, e o célebre Celinho “Pé de Pato”, percussionista que buscava o resgate desses artistas caiçaras de raiz, que muitas vezes estão à margem do grande público. Para isso, todos os artistas convidados mostram trabalhos mais conceituais, considerados como “o supra-sumo” de cada técnica. Segundo Taz, essa é uma mostra inédita que revisita o passado com o intuito de valorizar a continuidade do legado destes mestres fazedores de cultura popular.