Geral

Cabo Frio recebe 8º Encontro de Astronomia e Astronáutica com oficinas e observação do céu

Evento gratuito, organizado pelo astrônomo Wagner Sena, traz palestras e atividades interativas no CIEP 458

13 AGO 2024 • POR Redação • 18h05

Neste sábado (17) Cabo Frio vai sediar um evento que promete encantar não apenas os aficionados por astronomia, mas também aqueles que desejam se aproximar dos mistérios do cosmos. O 8º Encontro de Astronomia e Astronáutica será realizado no CIEP 458 Hermes Barcelos, no Jardim Esperança, a partir das 15h, e trará uma programação que mescla aprendizado, experimentação e uma boa dose de inspiração. A iniciativa é do astrônomo Wagner Sena, que une forças com o Clube de Astronomia do Rio de Janeiro e com a União Brasileira de Astronomia. 

O dia começa com uma oficina prática às 15h, na qual os participantes poderão construir minifoguetes e satélites brasileiros com as próprias mãos. A atividade visa despertar o interesse pela ciência aplicada, revelando os princípios que regem a construção e o funcionamento dessas engenhosas máquinas que exploram o espaço.

Às 19h, o evento ganha um tom ainda mais profundo com uma série de palestras conduzidas por astrônomos experientes. Essas conversas não apenas iluminarão o conhecimento sobre o universo, mas também proporcionarão uma rara oportunidade de observar o céu noturno através de um telescópio feito de materiais reciclados, e entender como a ciência e a criatividade andam de mãos dadas.

O evento, que tem apoio da Folha dos Lagos, é aberto à participação de todos que desejam se aproximar do céu, questionar o que sabem e aprender mais.