Coletivo GRIOT, de Cabo Frio, promove cortejo de bloco afro no Canto do Forte
Atividade faz parte do projeto "Labalábá Òkun- Tambores para Iaiá à Beira-Mar", contemplado em edital pela Lei Paulo Gustavo
O Coletivo GRIOT, de Cabo Frio, promove um cortejo de bloco afro, neste domingo (26), às 16h, no Canto da Praia do Forte. A atividade faz parte do projeto "Labalábá Òkun - Tambores para Iaiá à Beira-Mar", selecionado no edital "Conexôes Urbanas" (Edital de Chamada Emergencial n° 17/2023), do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e a Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Paulo Gustavo.
O cortejo será uma celebração à Oyá, orixá do panteão Iorubá, com a participação de integrantes do Tambor de Iaiá, grupo de percussão afro-brasileira para mulheres mantido pelo GRIOT; e de outros coletivos, artistas e agentes culturais negros, de dentro e fora Região dos Lagos, como o Afoxé Fiderioman, de São Pedro da Aldeia, e a bailarina e coreógrafa Aninha Catão, uma das maiores referências em dança afro do país.
Após meses de oficinas e de preparação musical e corporal, o coletivo apresentará ao público os toques e passos característicos de diversas manifestações como Jongo; Afoxé; Maracatu de baque virado e Ciranda de Pernambuco, em reverência à Mestra Lia de Itamaracá. No repertório, pontos, loas e cantigas ligadas à Oyá, e a corte composta de representatividades relacionadas ao orixá. As coreografias e tambores são da Mestra Marcia Fonseca.
“Nosso objetivo é fomentar e difundir a arte e cultura diaspórica africana, protagonizando e visibilizando mulheres, negras e LGBTQIAPN+ em um movimento contra hegemônico, e por isso antirracista, anti-machista e anti LGBTQIAPN+fobia”, explica a produtora executiva e responsável técnica pelo projeto, Márcia Fonseca, que também é a idealizadora e responsável técnica pelo Coletivo GRIOT.
Além do cortejo, a iniciativa cultural oferece ao público uma programação gratuita com outras atividades, tais como palestra, oficinas e apresentações sempre inovadoras, com a observância a diversidade, com estratégias de acessibilidade e de democratização do acesso à cultura. As datas das próximas atividades serão divulgadas posteriormente.
Ficha Técnica:
Projeto “LABALÁBÁ ÒKUN - TAMBORES PARA IAIÁ À BEIRA-MAR”
Governo Federal - Ministério da Cultura
Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
Lei Paulo Gustavo - Edital de Chamada Emergencial “Conexões Urbanas”
Criação : Ponto de Cultura Coletivo GRIOT Pesquisa, Difusão e Memória em Tradições Afro-brasileiras
Apoio:
Roxa Flor Abayomi GRIOT
Afoxé Fiderioman
Ateliê Fiderioman
Serviço:
Cortejo “LABALÁBÁ ÒKUN - TAMBORES PARA IAIÁ À BEIRA-MAR”
Dia 26 de Maio de 2024 às 16h | Canto do Forte, Praia do Forte, Cabo Frio
Direção geral: Andréia Fernandes
Produção executiva e responsabilidade técnica: Marcia Fonseca
(*) Pode haver alteração na data do cortejo, de acordo com as condições meteorológicas. Para outras informações, siga os perfis @griot_cabofrio e @labalaba_okun_griot no Instagram.