Geral

Maior congresso da região sobre autismo acontece este mês e abre novas vagas

Evento acontecerá em Cabo Frio nos próximos dias 15 e 16 de março

5 MAR 2024 • POR Redação • 09h11
Fábio Coelho é psicólogo, diretor da Academia do Autismo e um dos organizadores do evento

Está confirmado para os próximos dias 15 e 16 de março, no Hotel Paradiso Corporate, em Cabo Frio, o 3º Meeting Academia do Autismo, um dos maiores encontros sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA) da Região dos Lagos. Devido à grande procura, as vagas oferecidas nos primeiros sete lotes se esgotaram em tempo recorde, e um lote extra de inscrições foi aberto esta semana através do site http://www.meeting.academiadoautismo.com.br , onde também está disponível toda a programação.

O evento é promovido pela Academia do Autismo, primeira instituição de ensino especializada em TEA da América Latina, com sede em São Pedro da Aldeia, e tem como público alvo profissionais da saúde e educação, pais, familiares, cuidadores de pessoas com TEA e demais interessados no tema. Para esta terceira edição, está confirmada a presença de alguns dos principais profissionais da área na região. O primeiro Meeting da Academia do Autismo aconteceu em 2019 no Rio de Janeiro.

– Visitei alguns eventos, congressos e simpósios presenciais, percebi essa necessidade. Os próprios alunos, quando nos conheciam, pediam bastante e traziam essa experiência rica de transformação. Então, pensamos: por que não fazer o nosso próprio evento presencial? E foi fantástico! Foi uma troca muito rica. Vieram centenas de pessoas de diferentes regiões do país. Depois, na pandemia, fizemos um Meeting online. Agora, inovamos de novo trazendo o evento para Região dos Lagos - comemora Fábio Coelho, psicólogo, diretor da Academia do Autismo e um dos organizadores do evento, que espera reunir profissionais de todo o Brasil em Cabo Frio.

Nesta edição, o Meeting da Academia do Autismo antecede o mês de abril, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como mês para conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista. Todos os participantes receberão um certificado de participação no evento, com carga horária de 20 horas.

A Academia foi idealizada em 2015, e tornou-se realidade em 2016 a partir da necessidade de Fábio Coelho, e de sua esposa Mayara Coelho, em buscar conhecimento e capacitação após o diagnóstico dos dois filhos do casal (Guilherme e Fernando). A ideia era também oferecer essas oportunidades aos profissionais da região que os atendiam na escola e nas clínicas que frequentavam.

– Percebemos, juntamente com outros pais, que era fundamental capacitar os profissionais, já que não encontrávamos tratamento e ensino de qualidade, baseado em evidências. Então, dessa nossa dor, como eu estava me formando em Psicologia, nasceu a Academia do Autismo. São dezenas de cursos livres na área do autismo, todos com uma pegada bem prática para transformar realmente o dia a dia e uma metodologia de ensino inovadora, com bastante interação e troca -  completa.

Além do Meeting, a Academia do Autismo mantém outros dois projetos em paralelo: a Academia Solidária, que ajuda instituições de apoio a pessoas com TEA em todo o Brasil, e o Centro Integrado de Aprendizagem em Autismo, a maior plataforma de formação continuada em Autismo, e que concentra mais de 20 mil pais, profissionais e terapeutas em uma grande comunidade de construção de soluções para o TEA no Brasil.

Somando as páginas mantidas pela Academia do Autismo, contam-se cerca de 600 mil seguidores, além dos mais de 300 mil participantes dos eventos gratuitos da Academia do Autismo. Mais de 30 mil alunos já passaram por algum dos cursos da instituição