ESPORTE

Gabi Yamaguchi vai buscar novo ouro no jiu-jitsu neste fim de semana

Esta semana a atleta cabo-friense conquistou a 24ª medalha, sendo 18 ouros, três pratas e três bronzes

12 ABR 2023 • POR Redação • 12h45
Divulgação

Neste fim de semana a atleta mirim cabo-friense, Gabi Yamaguchi, vai buscar mais uma medalha para sua coleção. Ela participará do Campeonato Estadual da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO), na Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio de Janeiro. No dia 23 ela disputa a Copa Rio das Ostras Open, e nos dias 29 e 30 o Campeonato Brasileiro, pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, que acontecerá em São Paulo.

Focada, esta semana Gabi comemorou seu primeiro ano de participação em competições. Desde então, a cabo-friense conquistou 29 títulos, cinco cinturões e 24 medalhas, sendo 18 de ouro. A última veio no último  sábado (8), na 6ª etapa do Circuito Mineirinho, com o Campeonato Angra Internacional Cup, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (CBJJD). O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Getúlio Campos Telles, em Angra dos Reis.

- Foi uma viagem cansativa até chegar ao destino, mas valeu a pena. Trouxe mais um ouro para casa e pude conhecer outras cidades através do jiu-jítsu - celebrou Gabi, que aproveitou para conhecer Paraty, cidade vizinha à Angra dos Reis, com a família e seu professor, Leonardo Bileo.    

O esporte, que chegou na vida da menina como um exercício físico, a despertou para um propósito maior. Muito mais que colecionar medalhas e cinturões, a atleta é a prova de que o esporte abre os horizontes, trabalha disciplina e ainda tem o poder promover inspiração para crianças, jovens e adultos.

A primeira luta de Gabi, que é faixa cinza e compete na categoria Infantil 2, com peso galo (até 30,200kg), foi o Open Macaé, organizado pela Liga Armagedom. O pódio se tornou comum na vida de Yamaguchi, mas ela entende que nunca foi sorte, mas resultado de muita entrega, dedicação, treinos diários de jiu-jítsu e de crossfit. Ela também é acompanhada por nutricionista, fisioterapeuta, mantém alimentação regrada, tudo isso conciliando o estudo e o lazer. A mãe de Gabi, Géssica Lacerda, faz todo o acompanhamento. 

- Nos tempos livres ela brinca com o irmão, anda de bicicleta, vai à praia, como qualquer outra criança. A Gabi é muito focada, treina jiu jitsu de segunda a sexta, faz crossfit, pilates, além de se dedicar aos estudos e fazer aula de teclado - contou.

Para arcar com os custos das viagens e competições, e continuar trazendo resultados positivos para Cabo Frio no cenário do jiu-jitsu, a lutadora mirim busca patrocinadores e apoiadores. Doações podem ser feitas através do Banco Itaú (agência 7913 / conta poupanças 07776-9/500) ou através do Pix (chave CPF: 169.413.617-51), em nome da atleta Gabriella Lacerda Yamaguchi. Outras informações por meio do telefone (22) 99820-3173, com a mãe da atleta. Para acompanhar a atleta e ficar por dentro das competições basta acessar o Instagram (@gabiyamaguchi.bjj).